A lavagem de carros com água desperdiça grandes quantidades deste recurso que já é tão escasso. Para evitar esse problema, a lavagem a seco é uma solução rápida e eficiente. Porém, muitas pessoas ainda não se sentem inseguras sobre esse procedimento e a principal preocupação é se a lavagem a seco pode riscar a pintura do carro.24

Esse receio é natural, afinal não é uma prática muito comum. Porém, a lavagem a seco é muito eficiente e tem resultados impressionantes na limpeza do carro, desde que seja feita por um profissional qualificado.

Confira algumas razões para escolher a lavagem a seco:

  • Rapidez

A limpeza do veículo é concluída mais rapidamente no processo de lavagem a seco, pois é dividida em 3 etapas de acordo com a quantidade de panos utilizados.

  • Não deixa manchas

A lavagem a seco não deixa manchas porque a 3ª etapa consiste na inspeção cuidadosa da pintura para remover qualquer mancha e garantir o melhor resultado.

  • Lavagem em qualquer lugar

A lavagem a seco pode ser feita a qualquer momento e em qualquer lugar, desde que o veículo fique na sombra durante alguns minutos antes de realizar o procedimento. Assim são evitadas as manchas onde o produto será aplicado.

  • Não gera resíduos

A lavagem a seco usa apenas panos recicláveis.

  • Dá muito mais brilho

Devido à composição de ingredientes vegetais, como a cera de carnaúba, o produto confere brilho intenso à pintura.

  • Protege a pintura por muito mais tempo

A fórmula desenvolvida à base de óleos e ceras vegetais permite que o produto crie uma camada que protege a superfície do automóvel contra resíduos e poluição do dia-a-dia, durando mais do que a lavagem com água.

  • Preserva cerca de 320 litros de água

A quantidade média de consumo de água por cada carro lavado, utilizando xampus, detergentes e outros produtos que necessitam de enxágue para serem removidos é de 320 litros, o suficiente para abastecer um lar com 4 pessoas durante 3 meses com água potável.

  • Pode ser usado em superfícies diversas

A lavagem a seco limpa superfícies repintadas e cromadas, além de motos, barcos, caminhões, aviões e ônibus. Porém, é preciso ter cuidado e atenção.

  • Utilize o pano adequado

O pano correto para a lavagem a seco deve ser uma flanela ou uma luva de microfibra que permite que a sujeira que sai da pintura se aloje em seus poros e fique distante da pintura do carro.

  • O processo adequado

Quando o carro tem pouca sujeira, a lavagem pode ser feita apenas com uma flanela de microfibra e o shampoo – que é conhecido como lavagem.  Já quando o carro está muito sujo, o ideal é que seja utilizada uma luva de microfibra para fazer a limpeza junto com dois baldes de água – o primeiro para lavar a luva e a flanela e o segundo para diluir a solução de lavagem a seco.

Agora que você conhece um pouco mais do processo, pode substituir algumas lavadas com água normal pela lavagem a seco, ajudando a economizar água.