Além de ser um bem caro, o automóvel deprecia com facilidade e está exposto a diversos riscos. Por isso, uma das principais preocupações de quem compra um veículo é fazer o seguro do carro. Pensando nisso, preparamos um pequeno guia com dicas para te ajudar a escolher a melhor cobertura para você.

Dicas para escolher o seguro do carro

  • Saiba como o seguro funciona

Para contratar um serviço de qualidade, entenda como o seguro do carro funciona. Isso significa conhecer como é feito o cálculo do valor que será cobrado e quais itens serão cobertos se houver problemas com o veículo. Além disso, compare as opções disponíveis no mercado.

  • Defina o seu perfil de motorista

Ao fazer o seguro do carro, será feita uma análise profunda sobre você para definir o valor a ser cobrado. Serão considerados aspectos como idade, sexo, lugares em que o veículo costuma circular, número de infrações ocorridas, quantidade de vezes que o veículo é utilizado na semana e trajeto percorrido.

Porém, é importante que o próprio motorista defina seu perfil e avalie os danos que normalmente acontecem ao seu veículo. Assim é possível saber os serviços essenciais e não contratar mais do que o necessário

  • Fique atento ao valor da franquia

Normalmente, quanto menor o preço do seguro, maior é o valor da franquia. Por isso, a recomendação é avaliar a maior necessidade e entender como funciona a franquia de seguro.

  • Analise os detalhes do contrato

Antes de assinar o contrato do seguro do carro, confira o contrato. Assim você evita esquecer algum serviço importante e não ter seu prejuízo ressarcido. Além disso, verifique se todos os direitos e deveres do seguro e do contratante estão especificados no contrato.

Tipos de cobertura do seguro do carro

  1. Coberturas básicas

Incluem danos materiais, como enchentes, acidentes diversos, explosão, além de incêndio, roubo ou furto.

  1. Cobertura compreensiva

Além de incêndio, roubo, furto e danos por colisão, cobre ainda queda de raios, capotagem, derrapagem, queda de objetos do ambiente, terremoto, desmoronamento e danos exercidos por terceiros.

  1. Coberturas adicionais

Cobre problemas no rádio e nos faróis de milha, além de ser eficaz para pessoas que vivem em locais com algum tipo de ocorrência específica, como queda de raios ou enchentes.

  1. Cobertura para roubo e furto

Indicado especialmente para veículos financiados, clientes com veículos com mais de 6 anos de uso, perfis jovens, carros tunados, rebaixados e tunados, pick-ups, taxis e Uber, esportivos e importados.

Ainda tem alguma dúvida sobre o seguro do carro? Envia sua pergunta para nossa equipe. Para mais dicas e informações sobre o mundo automotivo, acompanhe o blog da Bompreço Auto Peças e fique de olho em nosso Facebook.