Em junho deste ano, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu que o tema da Semana Nacional de Trânsito para o ano de 2016 será: “Década Mundial de Ações para a Segurança no trânsito – 2011/2020: Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”.

O tema da Semana Nacional de Trânsito acompanha a evolução das ações de campanha de educação de trânsito do órgão e as ações da “Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito – 2011/2020” e prevê a ação de ações focadas em pedestres, ciclistas, motociclistas, passageiros e condutores, conscientizando-os de sua responsabilidade e mostrando que cada um pode fazer a diferença.

A discussão desse tema é essencial, afinal o trânsito é um conjunto de regras que permite a organização social e exige que a sociedade se atente a atitudes de educação, respeito ao próximo e à vida.

Semana Nacional de Trânsito

A Semana Nacional de Trânsito está prevista na Lei 9503, de 23 de setembro de 1997 – Código de Trânsito Brasileiro e é comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro. O objetivo é que a Semana tenha abrangência nacional, mostre a mudança de postura do governo acerca deste assunto e convide a sociedade a ser parte do esforço para a redução de acidentes.

A principal finalidade desta campanha é conscientizar o cidadão de sua responsabilidade no trânsito através da internalização de valores que permitam a criação de um ambiente favorável e a ação coletiva para o alcance da segurança nas vias.

Ainda de acordo com o Contran, o ator do trânsito deve ser encarado como alguém que tem o poder de decidir o seu destino e que é o responsável por suas ações e pelas consequências de suas escolhas.

Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito

O período de 2011 a 2020 foi definido pela Assembleia-Geral das Nações Unidas como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. O documento foi elaborado após um estudo realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2009 levantar cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países, além de 50 milhões de pessoas que sobreviveram com sequelas.

Diante de perspectivas cada vez mais violentas, a intenção da ONU é poupar cinco milhões de vidas até 2020 através de planos nacionais, regionais e mundial, tendo como fundamento a “Década de Ação para a Segurança no Trânsito”.

Ações da Semana Nacional de Trânsito em Goiás

Ao longo do mês de setembro, o Conselho Estadual de Trânsito de Goiás (CETRAN-GO), realizará várias postagens de segurança no trânsito.

Com suas ações, o CETRAN-GO tem o objetivo de apresentar os comportamentos inadequados, perigosos e proibidos cometidos pelos atores do trânsito, além de conscientizar sobre os impactos dessas práticas e a importância da preservação de vidas.

Faça a sua parte por um trânsito mais seguro

  • Tenha paciência e educação

Evite se envolver em discussões com outros pedestres, motoristas e motociclistas e lembre-se que a educação pode ajudar no bom convívio no trânsito.

  • Não use o celular enquanto estiver dirigindo

Falar ao telefone e mandar mensagens de texto são atitudes que prejudicam a atenção do condutor, além de serem passíveis de multa. Para reduzir as chances de acidentes guarde seu aparelho ou deixe-o no mudo enquanto estiver dirigindo ou andando pela rua.

  • Atenção nas áreas escolares

Redobre sua atenção e cidadania em áreas especiais. Evite o uso da buzina e não passe com o som alto perto de hospitais. Já nas áreas escolares, respeite as sinalizações: reduza a velocidade e esteja atento à movimentação de crianças.

  • Faixa de segurança

Motoristas, estejam sempre atentos às pessoas atravessando a rua e respeite a faixa de pedestres. Sinalize com o pisca alerta quando estiver reduzindo sua velocidade próximo à área de travessia de pedestres, não pare em cima da faixa e espere as pessoas atravessarem. Já os pedestres devem atravessar sempre na faixa e ficar atentos à movimentação.

  • Cuidado com os outros

Esteja sempre atento às ultrapassagens e lembre de sinalizar todas as manobras. Além disso, promova a educação e o cuidado respeitando os menores.

 

A Bompreço Auto Peças apoia a Semana Nacional do Trânsito e reforça a importância da campanha na educação constantes de pedestres, ciclistas, motociclistas, passageiros e condutores. E você, está fazendo sua parte na construção de um trânsito melhor?