Da nossa série ‘Seu carro está preparado?’, vamos bater na tecla mais uma vez no tema período de chuvas. O assunto de hoje será aquaplanagem.

Esse termo, aquaplanagem é usado quando o carro passa pelo asfalto molhado e ocorre um leve deslize sem a chance do motorista conseguir controlar o veículo. Esse tipo de experiência é frequente em períodos chuvosos. O carro perde o contato com o solo por conta de uma camada de água debaixo do pneu.

Como isso ocorre?

Quando o veículo passa sobre a superfície molhada, uma espécie de onda se forme à frente dos pneus, a banda de rodagem rompe essa onda, por sua compressão. O problema se dá quando a pressão do pneu é inferior à da água: sem conseguir empurrá-la, ele perde o contato com o solo ocorrendo a aquaplanagem.

Essa experiência pode acarretar em grandes problemas, como por exemplo os acidentes de trânsito.

Dicas para evitar a aquaplanagem:

1. Verifique a pressão dos pneus. As chances de um veículo sofrer aquaplanagem aumentam significamente se os pneus estiverem com a pressão abaixo dos 30% recomendado pelo fabricante.

2. Evite pneus gastos. Fique de olho na profundidade do desenho de escultura, sem eles, o pneu perde a capacidade de drenagem da água.

3. Reduza a velocidade, aumente sua atenção. Quanto maior a velocidade do veículo e mais profunda for a poça de água, maior a probabilidade de ocorrer aquaplanagem. Portanto a dica é pegar mais leve no acelerador, principalmente antes de entrar nas áreas com acúmulo de água.

4. Não acione o freio. Caso passe por cima da poça de água e sinta seu veículo perdendo o atrito com o chão, evite frear. Procure manter a calma e segure a direção com força, mantendo o controle sobre o veículo e deixando o carro equilibrado.

Para manter seu carro sempre preparado faça as revisões e mantenha-se concentrado na estrada. A Bompreço Auto Peças oferece ótimas condições de pagamento e peças originais de fábrica para o seu carro ficar sempre preparado para qualquer situação. Fale com um de nossos consultores.

Imagem: Shutter.com.br