É essencial fazer a revisão do carro para garantir mais segurança e tranquilidade ao dirigir. Para evitar imprevistos e problemas mais graves, é importante estar atento aos sinais que seu veículo dá e levá-lo à sua oficina de confiança com frequência.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para te ajudar a identificar os sinais de que está na hora de fazer a revisão do carro e a importância da manutenção.

Cuidados diários

Além da revisão, é essencial que o motorista siga alguns procedimentos diariamente para checar o funcionamento do veículo. Esses cuidados contribuem para a manutenção preventiva e abrangem itens como calibragem dos pneus, verificação do nível do óleo do motor, teste de faróis, setas, luzes e freio.

Importância da revisão do carro

O automóvel está exposto diariamente a diversos agentes naturais e ao desgaste próprio das peças. Por isso, é necessário que veículo passe por revisões periódicas para antecipar e evitar problemas nos componentes, deixando o carro em condições adequadas de uso.

Itens que devem ser verificados

A revisão na concessionária segue um check-list de procedimentos definido pela montadora e que deve ser executado por todos os representantes da marca.

De forma geral, a revisão deve verificar motor, embreagem, freios, câmbio, suspensão, fios e os cabos elétricos, bateria, pneus, ar-condicionado entre outros itens.

Quando fazer a revisão do carro

A dica é que a revisão do carro seja feita a cada seis meses ou a cada 10 mil quilômetros. No entanto, para saber o prazo certo para cada modelo, é indicado consultar o manual do proprietário.

Já os donos de carros novos devem fazer todas as revisões obrigatórias, que são necessárias para não perder a garantia de fábrica.

Saiba mais sobre as vantagens da revisão periódica e como escolher uma oficina de confiança.

Sinais de que está na hora de fazer a revisão do carro

  • Direção puxando para o lado

Direção puxando para um lado é indicativo de problema no alinhamento das rodas, na suspensão ou na caixa de direção. Entre as causas para esse problema podemos destacar:

  • Buracos nas vias;
  • Excesso de quebra-molas;
  • Uso indevido do veículo
  • Colisões.
  • Luzes no painel

Cada uma das luzes no painel sinaliza falha em um componente específico. Por isso, é essencial que o motorista fique de olho e faça a revisão preventiva caso isso aconteça frequentemente.

  • Capô esquentando

Capô do carro esquentando demais pode ser sinal de que a ventoinha, principal responsável por resfriar o radiador, não está funcionando ou que há problemas na bomba d’água.

Para evitar prejuízo ao funcionamento do automóvel, o mecânico deve tomar algumas medidas preventivas, como:

  • Verificar o sistema;
  • Realizar a limpeza adequada;
  • Trocar a água;
  • Adicionar a solução do radiador, quando necessário.
  • Quilometragem alta

Mesmo que o veículo esteja funcionando bem, a quilometragem elevada pode ser um indicativo de que o carro precisa de uma revisão. Essa medida é necessária porque algumas peças e componentes precisam ser trocadas com o passar do tempo e, mesmo que não apresentem sinais claros de desgaste, perdem suas características de fabricação.

Fique de olho nos sinais de que está na hora de fazer a revisão do carro e garanta segurança e economia ao evitar quebras e falhas mais sérias. Para saber mais sobre novidades do mundo automotivo, acompanhe o blog da Bompreço Auto Peças.