O freio é um dos sistemas mais importantes do carro. Essencial para a segurança, se não funcionar adequadamente pode provocar graves acidentes de trânsito. Disco, tambor, pastilhas e lonas de freio são os nomes de algumas peças que fazem a frenagem acontecer.

Atenção às pastilhas de freios

Problemas nos freios podem ocorrer devido a problemas nas pastilhas. Elas devem ser revisadas a cada 10 mil km rodados, para garantir a segurança e funcionamento correto do sistema. O profissional capacitado deve verificar a espessura, eficiência da frenagem, a presença de ruído e se há a luz indicativa de problema de pastilha acesa no painel, esta última somente em alguns veículos.

Sinais que podem indicar problemas nos freios

Outros sinais que indicam problemas em qualquer componentes do freio são: Ruído específico no momento da frenagem, luz de freio acesa no painel, falta de potência dos freios e o carro puxar para algum dos lados.

Se ao pressionar o pedal do freio ocorrer uma trepidação na sola do sapato, pode ser um indício que os discos de freio estejam empenados. Não esqueça de realizar a troca do fluído de freio periodicamente. Se não estiver tudo ok, ele pode comprometer o funcionamento de todo o conjunto de freios. O ideal é em torno de 10mil km rodados.

Faça a sua parte para a conservação do freio

Evite frear bruscamente e faça a revisão do sistema de freios a cada 10 mil km rodados. Fique atento a qualquer sinal que pode indicar problema nos freios e leve o veículo a uma oficina, mesmo que não esteja dentro do prazo da revisão. As peças utilizadas devem ser de qualidade, adquiridas em um estabelecimento de confiança.

Em Goiás você pode contar com a Bompreço Auto Peças para adquirir peças para o freio de qualidade e muitos outros produtos automotivos! Conheça agora o nosso site e faça um orçamento online.