Os sistemas de direção do carro são essenciais para o funcionamento do automóvel. São eles que traduzem o movimento do giro do volante para as rodas e permitem as manobras e o direcionamento do veículo durante o deslocamento. Para te ajudar, listamos os componentes desse sistema e explicamos como cada um funciona.

Sistemas de direção do carro

Os sistemas de direção do carro podem ser mecânicos ou assistidos, mas de maneira geral são compostos por volante, coluna, caixa e barra de direção. Confira abaixo o objetivo de cada componente e entenda o funcionamento do sistema.

Tipos de sistemas de direção do carro

  • Sistema mecânico
  1. Volante

O volante tem a função de transmitir o movimento imposto pelo motorista para as rodas, definindo a direção do deslocamento. Mais do que um simples leme, hoje o volante é multifuncional e integra equipamentos que garantem comodidade, como shift paddles e controle dos sistemas multimídia do carro.

  1. Coluna ou árvore

O segundo componente dos sistemas de direção do carro é a coluna, que liga e transmite o movimento do volante para a caixa de direção. Esse item é bipartido e separado por cruzetas que permitem o movimento de rotação em ângulos diversos de deslocamento.

  1. Caixa e terminais

A coluna de direção se liga à caixa por meio do pinhão, que se encaixa perfeitamente à cremalheira, que funciona como uma régua dentada e transforma o movimento retilíneo em circular e vice-versa.

Nas extremidades da cremalheira existem duas hastes ligadas, chamadas de terminais de direção. Eles funcionam como um pivô e movimentam toda a coluna de suspensão, incluindo a roda, que direciona o carro como um todo.

  • Sistemas assistidos

Além da direção mecânica, ainda existem no mercado as direções hidráulica, eletro-hidráulica e elétrica. Nelas, há um mecanismo de compensação para o esforço empreendido pelo motorista, deixando a condução mais leve e confortável.

Entenda como esse sistema funciona:

  • No caso da direção hidráulica, é adicionada uma bomba de pressurização e um reservatório e a compensação é realizada pela pressão e deslocamento do óleo. Por utilizara a força do motor para seu funcionamento, esse sistema impacta no desempenho.
  • A direção do carro tipo eletro-hidráulica possui componentes semelhantes e é ainda mais dependente do óleo para a assistência. Esse modelo utiliza um motor elétrico particular, aliviando o motor do trabalho.
  • Na direção elétrica, o carro prescinde de óleo e seus componentes correlatos e funciona com um motor elétrico ligado à Central de Comando Eletrônico, que define a necessidade e intensidade da assistência ao volante.

Para saber mais sobre cada os tipos de sistema de direção do carro, acesse aqui.

Fique de olho em nossa página no Facebook e acompanhe notícias e novidades do mundo automotivo no blog da Bompreço Auto Peças.