A correia de acessórios é responsável por acionar componentes como ar-condicionado, bomba d’água e direção hidráulica. Com o tempo, ela sofre desgastes e pode causar ruídos e vibrações no cofre do motor.  Por isso, o recomendado é realizar uma inspeção visual nos componentes do sistema de transmissão a cada 15.000 km para verificar folgas e desgastes e fazer a substituição da correia de acessórios no prazo médio de 50.000 km.

Para entender melhor esse procedimento, confira o passo a passo para realizar a substituição da correia de acessórios do Fiesta Rocam 1.6.

Passo a passo da substituição da correia de acessórios

1 – Remova a roda dianteira no lado do passageiro para facilitar o acesso ao sistema e, em seguida, retire os dois parafusos que prendem a capa de proteção da correia com uma chave L10.

2 – Existe uma mangueira na capa, fixada através de duas presilhas. Utilize uma chave de fenda em sua parte interna, fazendo alavanca, para soltar as presilhas.

3 – Após retirar a capa de proteção, remova a correia desgastada. Antes disso, desenhe a passagem da correia pelas polias para evitar erro no passo nº 8. O diagrama demonstra o posicionamento ideal.

4 – Para remover a correia, utilize uma chave estrela 15 mm, encaixe no parafuso de fixação da polia do tensor e gire no sentido horário até afrouxar a correia. Quando ela estiver frouxa, puxe com a mão a partir da polia posicionada mais abaixo, que é a do ar-condicionado.

5 – Após retirar a correia de acessórios, observe a existência de desgaste, especialmente nos sulcos, entre “ribs”, estrias da correia que “casam” com as guias das polias.

6 – Em seguida, examine as polias e verifique folgas e sinais de desgaste, principalmente a polia do tensionador, que pode apresentar folga e ruído por conta de rolamento desgastado. Verifique o estado da bomba d’água, que deverá ser trocada caso apresente vazamento ou folga, para não comprometer o perfeito funcionamento do sistema. Se o tensionador não estiver em bom estado, faça a substituição.

7 – Após verificar visualmente todos os componentes do sistema, limpe as polias e retire resquícios de material originados pelo desgaste da correia velha, evitando que esses resíduos sejam transferidos para a nova, reduzindo a superfície de contato, causando chiados. Utilize um pincel e/ou jato de ar.

8 – Instale a nova correia de acordo com o diagrama abaixo, elaborado com o posicionamento correto nas polias. Para a substituição da correia de acessórios do Fiesta Rocam 1.6, o modelo utilizado é Dayco 6PK2240. Inicie pela polia da direção hidráulica (DH), posicionada mais acima, à direita da polia do tensor. Em seguida, passe a correia por cima da polia da bomba de água (BA) e depois sobre a parte superior da polia do tensor (T). A outra extremidade, que sai da polia da direção hidráulica (DH), passa em seguida sobre a polia-guia (G) e depois sobre a polia do alternador (A). Saindo da polia do alternador, a correia de acessórios deve passar sobre a polia do ar-condicionado (AC), deixando por último a polia do virabrequim, identificada no desenho com a sigla (GIR).

Diagrama para instalação da correia Dayco 6PK2240

Diagrama para instalação da correia Dayco 6PK2240

Observação: Nessa etapa, é comum fazer a passagem da correia pela parte de baixo da polia do alternador. No entanto, o correto é fazê-la “abraçar” essa polia pela parte superior, evitando folgas e ruídos após a instalação.

9 – Com uma chave estrela de 15 mm, movimente a polia do tensor no sentido horário para tirar a tensão da correia e encaixar na polia do virabrequim (GR).

10 – Depois de instalar a correia, cheque se ela está encaixada perfeitamente nas estrias em todas as polias. Atente para que ela não esteja remontada em nenhuma polia, pois isso pode danificar os “ribs”.

11 – Após colocar a correia, ligue o motor e verifique se ela funciona corretamente, se está bem alinhada e sem folgas ou ruídos.

12 – Se tudo estiver funcionando bem, recoloque a capa protetora, repetindo o passo 1 de maneira inversa. Não se esqueça de apertar os dois parafusos na parte superior, com a chave L10, e as presilhas que prendem a capa na tubulação. Recoloque a roda, baixe o veículo, aperte os parafusos da roda.

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Fonte: O Mecânico