Os motores dos carros atuais são mais silenciosos, menores e mais eficientes do que nunca. Além disso, eles também são mais duráveis e geralmente não precisam de manutenções muito complexas ao longo dos cinco a sete anos de funcionamento. Porém, é preciso fazer a manutenção preventiva regularmente e ficar atento a sinais e causas que podem indicar o superaquecimento do motor.

Pensando nisso, listamos as principais causas do superaquecimento e explicamos como evitar esse prejuízo.

Causas do superaquecimento do motor

Qualquer problema que reduza a capacidade do motor absorver, transferir e dissipar calor pode levar ao superaquecimento do motor. Confira abaixo os principais sinais que o carro dá e conheça as causas do aquecimento.

  • Nível incorreto do líquido de arrefecimento

Uma das causas mais comuns de superaquecimento do motor é o baixo nível do líquido de arrefecimento, que é responsável por manter o funcionamento do motor do carro dentro de temperaturas normais.

Para solucionar esse problema basta encher o reservatório e evitar negligenciar os níveis no futuro. Além disso, é necessário usar adequadamente a proporção de aditivo na água destilada não colocar só água pura no reservatório.

  • Defeito no termostato

Um termostato com problemas pode passar a mensagem errada sobre a temperatura para o sistema, impedindo a liberação do líquido de arrefecimento e o acionamento do ventilador do radiador.

Para evitar que o carro emita fumaça ou apresente falhas no funcionamento, a solução é trocar o termostato o mais rápido possível.

  • Óleo velho ou abaixo do nível

Outra causa comum do superaquecimento do motor é o baixo nível do óleo, que tem a função de retirar o calor do motor. Por sua função lubrificante, a presença e pouco óleo ou óleo de má qualidade pode desgastar excessivamente algumas partes do sistema.

A recomendação é usar apenas o óleo recomendado pelo fabricante do carro.

  • Falha no sistema de ignição

Falhas no sistema de ignição atrasam o tempo de disparo da vela, causando o superaquecimento do motor. Isso acontece porque quando as velas de ignição disparam depois do momento ideal, há má queima do combustível.

Importância da manutenção preventiva para evitar o superaquecimento do motor

A manutenção preventiva reduz a probabilidade da ocorrência de problemas de aquecimento do motor, evitando todos os prejuízos citados acima. Por isso, mantenha uma rotina de revisão no carro, troque o líquido de arrefecimento e o óleo com frequência.

Para mais dicas e informações sobre o mundo automotivo, fique de olho no blog e acompanhe o nosso Facebook.