Tabela Fipe é o principal indicador de valores de veículos novos e usados e serve como principal fonte de informação para o motorista acompanhar o preço do seu carro no mercado, especialmente na hora de comprar ou vender ou mesmo contratar um seguro.

Mas você sabe para que serve e como utilizar a tabela Fipe para comprar, vender ou determinar o valor para o seu veículo usado? Confira algumas informações sobre essa ferramenta:

Quando a tabela Fipe é usada?

Por ser referência para a compra e venda de veículos no Brasil, a tabela Fipe é o instrumento de consulta de concessionárias e corretores.

Os indicadores de cotações são divulgados de forma oficial a cada início de mês e tem como objetivo demonstrar o valor de cotação de veículos novos e usados e calcular o IPVA e o valor ao fazer o seguro do seu carro.

Como funciona a ferramenta?

A consulta à tabela Fipe é feita no site da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Para isso, basta acessar o site, clicar no menu “Índices e indicadores” e depois no botão “Preço médio de veículos”.

Ao abrir a página, é só escolher o tipo de veículo, informar o período de referência e preencher os campos com nome do fabricante, modelo do veículo e ano. É importante lembrar que o ano o ano do veículo deve ser o que consta no documento e os valores exibidos estão em reais.

Em quais situações as seguradoras utilizam a tabela Fipe?

  • Ao estabelecer o preço do seguro do carro, definindo os valores de acordo com os índices da tabela Fipe.
  •  Em casos em que é necessário que a seguradora indenize o cliente, verificando o valor do indicador do mês relativo ao sinistro ocorrido.

Fatores que determinam o preço de um veículo pela Tabela Fipe

  • Depreciação natural que ocorre quando um carro novo sai da concessionária;
  • Ano do veículo;
  • Cor;
  • Estado de conservação;
  • Acessórios que possui;
  • Região do país que o automóvel se encontra.

 

Ao utilizar a tabela Fipe, é importante que o proprietário do veículo tenha em mente que a ferramenta traz apenas uma referÊncia para as negociações de compra e venda de automotores. Isso significa que os valores representam especulações e dependem, principalmente, das condições em que o veículo se encontra.

Por isso, na hora de comprar e vender, a dica é pesquisar e avaliar se o valor do veículo no mercado condiz com o que está sendo negociado e assim garantir o melhor negócio.

Para ficar por dentro de notícias e informações sobre o mundo automotivo, acompanhe sempre o blog da Bompreço Auto Peças.