Na hora de trocar de carro, o motorista deve tomar alguns cuidados e analisar se funciona como o esperado. Para isso, a dica é fazer o test drive para descobrir se o veículo atende às necessidades do comprador e acertar na escolha.

Qual a importância do test drive?

O test drive é a voltinha, sem compromisso, que os consumidores podem dar com o carro da concessionária. Para garantir esse direito do consumidor, as montadoras cedem às concessionárias um carro de cada modelo para que os clientes possam dirigi-los antes de decidir pela compra.

A dica é pesquisar sobre os carros que despertam mais interesse e testar pelo menos três modelos diferentes. Essa medida garante que o motorista tenha mais parâmetros para analisar como o carro funciona, quais as vantagens e desvantagens e se ele se adequa ao que é esperado.

O que observar na hora de fazer o test drive?

Detalhes que merecem atenção na hora do test drive.

Detalhes que merecem atenção na hora do test drive.

  • Ao entrar no carro para fazer o test drive, regule o banco e analise se ele te deixa confortável e se tem a altura adequada para oferecer boa visibilidade.
  • Sinta se o volante é ergonômico e fácil de controlar e fique de olho no acabamento do painel.
  • Tente passar por lombadas, ruas de paralelepípedo ou por cima de bocas de lobo, pois esses obstáculos fazem com o que o carro se movimente mais e testa a estabilidade do carro.
  • Preste atenção nos comandos dos pedais para analisar a resposta da aceleração, o tamanho da embreagem em carros manuais e como o freio se comporta.
  • Abra todas as portas e compartimentos e mexa na regulagem dos bancos, olhe o porta-luvas e ligue o limpador de para-brisa.
  • Analise o tamanho do carro com atenção. Peça para fazer o test drive na sua casa para ter certeza que o veículo cabe na sua garagem ou que é possível fazer uma baliza na vaga do prédio.
  • Tire suas dúvidas com o vendedor e saiba todas as possibilidades no momento do test drive.
  • Teste todos os sistemas eletrônicos do carro, como rádio, GPS, Bluetooth. Os novos modelos de carro têm cada vez mais gadgets, por isso a dica é parear seu celular para ver se o sistema Bluetooth é útil ou buscar um destino no navegador GPS, caso o modelo escolhido tenha esse aparelho.

Mais dicas

Após fazer o test drive e escolher o seu carro, acompanhe nossas dicas sobre a importância da manutenção preventiva e como a revisão pode evitar problemas. Acompanhe nossas dicas no blog e confira no site da Bompreço Auto Peças os melhores produtos para seu carro.