O sistema de freio é composto pelas peças responsáveis pela frenagem dos veículos e tem a função de garantir a segurança do motorista e dos ocupantes. O disco de freio, formado pelas pastilhas de freio, é um dos componentes desse sistema e tem a função de diminuir a velocidade ou mesmo parar o carro ao pressionar as pastilhas contra sua superfície. Nos veículos, há diferentes tipos de disco de freio e hoje falaremos sobre as características e diferenças em seu funcionamento.

Tipos de disco de freio

  • Disco de freio sólido

O disco sólido é o modelo mais comum e está presente na maior parte dos carros populares brasileiros. Esses tipos de disco de freio recebem o nome de sólido porque entram em contato com as pastilhas de aço maciço e não possuem nenhum tipo de perfuração para facilitar o resfriamento.

Características:

  1. Menor custo
  2. Baixo rendimento em situações extremas de frenagem
  • Disco de freio ventilado

Dentre os outros tipos de disco de freio, o modelo ventilado é o que está presente em motores mais potentes, como os 1.3, 1.4, 1.5, 1.6, 1.8, 2.0 e assim por diante. O modelo é formado por dois discos mais finos unidos por uma câmara interna, que proporciona a passagem do ar entre eles, resfriando o conjunto de forma mais rápida.

Características:

  1. Frenagem mais eficiente
  2. Menor chance de superaquecimento e consequente redução do risco de falhas
  3. Preço mais elevados do que os discos de freio sólidos
  • Disco de freio perfurado

Os discos perfurados têm a função de eliminar mais calor e o vapor gerado pelo atrito entre o disco e a pastilha, o que impedia a completa aderência entre eles e interferia na frenagem.

Características:

  1. Maior contato entre o disco e a pastilha devido aos furos que ajudam a evacuar o vapor
  2. Menor superfície de atrito e resistência
  3. Resfriamento mais rápido em caso de grande variação de temperatura

Dica extra: quando trocar os diferentes tipos de disco de freio?

Independente do modelo, todos os tipos de disco de freio apresentam vários sintomas quando vão perdendo eficiência. A recomendação é ficar atento a sinais como vibração na hora de frear e verificar a espessura mínima na parte interna ou nas bordas do disco.

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