Como sempre falamos, a manutenção preventiva é a forma mais eficaz e econômica para manter o veículo em bom estado, evitando que ocorram problemas mais sérios. Pensando nisso, hoje selecionamos as principais dicas de como fazer a troca da embreagem no Ford Ka.

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Passo a passo para a troca da embreagem no Ford Ka

  • Desmontagem dos periféricos:
  1. Remova a bateria e o filtro de ar e desparafuse a parte da caixa de marcha.
  2. Remova o suporte de proteção da bateria com uma chave L 10 mm.
  3. Solte o cabo massa com a mesma chave, retire o polo positivo da bateria e remova a bateria do veículo.
  4. Remova o suporte da bateria. No Ford Ka, o módulo de gerenciamento está localizado na lateral do suporte da bateria. Retire-o, mas não desacople por completo, e solte os três parafusos com a chave de 10 mm.
  5. Solte parte da tubulação de ar para abrir espaço. Instale a corrente de sustentação e deixe o propulsor em semialtura para fazer a remoção da caixa de marcha.
  6. A fixação da caixa de filtro de ar se dá por meio de coxins devido à vibração produzida pelo motor de três cilindros. Caso algum coxim ou suporte estoure, substitua.
  7. Aplique desengripante nas partes a serem removidas para ajudar no desencaixe.
  8. Com uma chave de 8 mm, vá até o corpo de aceleração e faça a soltura. Desconecte a mangueira acoplada na tampa de válvulas e remova a caixa de filtro de ar junto com a tubulação.
  9. Remova os parafusos que fixam a caixa de marcha ao propulsor e apenas após a instalação remova os coxins.
  10. Desconecte o atuador hidráulico e retire os três parafusos da parte superior.
  11. Desacople a mangueira do sistema hidráulico de acionamento do platô colocando um tampão para que o fluído de frenagem não suje a área de trabalho.
  12. Remova com cuidado as presilhas do coxim superior com uma ferramenta que não risque.
  13. Solte a trava do atuador e remova a mangueira que conduz o fluído hidráulico até o sistema de acionamento da embreagem com um tampão de borracha para evitar que o fluído pingue.
  14. Remova os três parafusos do suporte com uma chave L 10 mm aplicando o desengripante para ajudar no processo.
  15. Desacople a tampa que protege o sistema de engate e remova os cabos de engate subindo a trava.
  16. Solte a roda com cuidado para não danificar a rosca da porca.
  17. Remova o suporte do coxim do sistema de exaustão com soquete 15 mm e 21 mm.
  18. Solte o restante do suporte com o soquete de 15 mm com a extensão longa, mais o cabo de força, e remova o suporte.
  • Remoção do quadro:
  1. Para continuar a troca da embreagem no Ford Ka, solte o parafuso de fixação do pivô, dos parafusos da parte traseira e frontal de fixação do quadro, além de um parafuso da caixa de direção. Serão oito parafusos a serem removidos.
  2. Solte o coxim inferior da caixa de marcha no centro e remova parte dele do sistema de exaustão.
  3. Retire os parafusos restantes com a ferramenta adequada.
  4. Baixe o quadro de suspensão com a ajuda de um macaco hidráulico de câmbio, tendo cuidado com as demarcações existentes nos parafusos.
  • Remoção da caixa de câmbio:
  1. O próximo passo na troca da embreagem no Ford Ka é retirar os parafusos que acoplam a caixa de marcha ao propulsor com a ferramenta adequada. Movimente ligeiramente o motor para trás para aumentar a área de trabalho e depois de remover todos os parafusos abaixe o elevador, desencaixe e remova o semieixo.
  2. Abaixe o macaco hidráulico por completo e retire a caixa de marchas do veículo.
  • Remoção do conjunto de embreagem:
  1. Utilize uma ferramenta centralizadora para alinhar o platô do disco e do volante. Solte os parafusos com a ferramenta adequada e, com a ferramenta centralizadora fixada, gire o platô e o disco para acessar os demais parafusos.
  2. Observe a cor e os frisos na parte do platô.
  3. Remova os parafusos do atuador hidráulico de forma aleatória.
  4. Limpe a carcaça da caixa de transmissão com produto biodegradável e a seco com um pincel. Remova a espuma feita pelo produto com água.
  5. Verifique se há desgastes excessivos ou anormalidades (trincados) no volante de motor. Se houver, troque o volante de motor.
  6. Após a centralização do disco é importante o aperto em cruz sem a ferramenta pneumática, usando o centralizador para alinhar o platô, o disco e o volante.
  7. Apoie o platô com a mão e coloque os parafusos no sentido cruzado. Use o torquímetro para aplicar o aperto final em cada parafuso no sentido cruzado depois de encostar o platô no volante.
  8. Com a carcaça de transmissão limpa, encaixe o atuador de acionamento hidráulico na embreagem sem apertar manualmente as peças antes da instalação.
  9. Prenda os três parafusos do atuador na carcaça da caixa de marchas com cuidado para não forçar a parte onde o rolamento de atuador está posicionado.
  10. Encoste manualmente os parafusos e regule o torquímetro apropriadamente.
  11. Utilize o macaco hidráulico para subir o câmbio de volta e posicione o parafuso-guia para sustentação.
  12. Inicie o processo de montagem após encaixar a caixa de marcha e colocar o parafuso-guia no lugar, evitando pôr muita força e observando se estão perfeitamente alinhados entre si.
  • Montagem dos periféricos:
  1. A partir daqui o processo de troca da embreagem do Ford Ka segue o caminho inverso da desmontagem.
  2. Realize o teste no fluído hidráulico do sistema de frenagem e verifique visualmente o reservatório para checar contaminação. Se for necessário, efetue a limpeza do local utilizando fluido novo para a limpeza do reservatório.
  3. Ligue o sistema hidráulico para conferir se há vazamentos ou deficiência no atuador. A cada substituição da embreagem substitua também os atuadores.
  4. Execute o processo de sangria, com um equipamento adequado, do sistema com o dispositivo adequado. Remova o tampão do sangrador, abra a válvula e acione o pedal de embreagem de forma acentuada, puxando o pedal para facilitar o processo. Feche e abra a válvula até que a presença de bolhas de ar não seja mais identificada no fluído hidráulico através do parafuso sangrador.

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Fonte: O Mecânico