A nossa campanha de revisão de férias é muito bem trabalhada nos períodos de dezembro a janeiro. O que mais enfatizamos nesse período é o quanto é importante os motoristas se conscientizarem de que a revisão precisa ser feita antes de pegar a estrada.

Verificar o estado dos itens do seu veículo e se eles estão funcionando normalmente é o mínimo que deve ser feito antes de sair para sua viagem. Hoje o nosso tema principal é a troca de óleo. Fique atento aos sinais mais comuns para saber identificar o melhor momento de trocar o óleo do seu carro. Feito isso é hora de fazer a troca.

Trocando o óleo

Meça o nível do óleo – o motor deve estar desligado, só depois de frio, retire a vareta do motor e limpe a ponta, certificando-se que não ficou nenhum resíduo de óleo. Coloque-a de volta no lugar e retire novamente. Fique atento aos 2 marcadores na ponta do medidor, eles indicam o máximo e mínimo. Se o nível estiver entre as 2 marcas, não há necessidade de completar.

Está abaixo do mínimo, e agora? Primeiro, verifique qual a quilometragem do seu carro e quantos ainda faltam para efetuar a troca completa . Se você fez a troca recentemente, então poderá completar, mas tenha atenção nesta hora:

– Base: mineral, semi sintético, sintético.

– Viscosidade: 30, 40 e 50 (monoviscosos) ou 15w40, 5w40, etc para multiviscosos.

Apenas fique atento, pois você deverá colocar o óleo com mesma base e viscosidade do que já está no motor.

Consulte o manual do seu carro para saber qual o tipo de óleo lubrificante usar. Nunca misture diferentes tipos de óleo, isso pode causar sérios problemas ao seu automóvel.

Cada óleo tem uma característica diferente, por isso, valores e tempo de trocas diferentes. Isso irá variar de acordo com fabricante e quilometragem rodada.

Vale a pena ficar de olho no sistema, a falha do mesmo pode acarretar grande prejuízo, além da pane em todo sistema do motor.