Se você está se preparando para pegar a estrada, veja as sugestões que preparamos e escolha o destino da sua próxima viagem por Goiás. Organize o carro, chame os amigos e se prepare para muitas surpresas e opções.

CALDAS NOVAS

O município, eleito pelo público como a melhor cidade turística de Goiás, é conhecido pelas águas termais que compõem a maior estância hidrotermal do mundo, com temperaturas que variam de 43° a 70° C.

A cidade possui o maior polo hoteleiro de Goiás, com hotéis, pousadas, chalés, clubes, boates e bares e tem mostrado cada vez mais que tem espaço para todos os gostos. Confira o que esperar nessa viagem por Goiás.

  • Ecoturismo

Localizada às margens do lago da represa de Corumbá e ao lado da Serra de Caldas, Caldas Novas apresenta muitas opções de ecoturismo e turismo de aventura, com trilhas e cachoeiras.

  • Música

A cada ano Caldas Novas recebe mais turistas para eventos de porte nacional, como o Caldas Country, que é um dos maiores festivais de música sertaneja do Brasil.

  • Passeio pela cidade

Na praça central Mestre Orlando estão os lugares mais frequentados pelos turistas, como a Igreja Matriz, a Igreja Nossa Senhora das Dores, um calçadão repleto de bares e restaurantes e um chafariz, além da sede da Secretaria do Turismo, que fornece informações sobre lugares que podem ser explorados.

  • Esportes aquáticos

Para os amantes de esportes aquáticos, o Lago de Corumbá permite a pesca esportiva, passeios de barco, canoagem, jet ski e outros.

  • Jardim Japonês

Se o objetivo é uma viagem tranquila, o turista pode conhecer o Jardim Japonês, inspirado nos jardins de templos budistas e repleto de misticismo.

PIRENÓPOLIS

Em 1989, a cidade foi tombada como conjunto arquitetônico, urbanístico, paisagístico e histórico pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Registro da história de Goiás, Pirenópolis tem inúmeros casarões e construções antigas no Centro Histórico.

Pirenópolis foi um importante centro urbano dos séculos XVIII e XIX pela mineração de ouro, comércio e agricultura. Ainda no século XIX, se tornou também o berço da música goiana, com o surgimento de grandes maestros, e da imprensa em Goiás, onde surgiu o primeiro jornal do Centro Oeste, chamado Matutina Meiapontense. Além dos passeios pelas ruas históricas, confira o que fazer por lá:

  • Cavalhadas de Pirenópolis

Reconhecida como uma das mais significativas cavalhadas do Brasil, a festa de Pirenópolis se tornou símbolo e modelo para outras cidades e é um longo ritual de três dias composto por músicas festivas, carreiras de cavalos coreografados, exercícios e torneios à moda medieval.

  • Festival Gastronômico

A cidade é conhecida pelo já consagrado Festival Gastronômico e Cultural de Pirenópolis, que está na 10ª edição. Durante os dias de festa, os turistas têm a chance de apreciar pratos feitos por renomados chefs e ver uma série de eventos artísticos e musicais.

  • Festival Literário

O evento, que já está na 7ª edição, propõe envolver os alunos com o mundo da literatura e é segmentado para agradar e atender diversos públicos.

  • Canto da Primavera

Realizado há 15 anos, o festival de música traz apresentações de artistas regionais e nacionais de diversos ritmos, como Blues, MPB e Rock.

  • Parque Estadual Serra dos Pireneus

Para os amantes da natureza e de aventuras, a área de rica vegetação é ótima para fazer trilhas e conhecer cachoeiras.

ALTO PARAÍSO

A cidade é uma das portas de entrada para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e possui mais de 120 cachoeiras catalogadas, sendo o destino ideal para quem procura turismo de aventura e ecoturismo.

Se esse é o tipo de viagem que você gosta, confira o que fazer ao visitar Alto Paraíso.

  • Parque da Chapada dos Veadeiros

A chapada é repleta de cachoeiras, piscinas naturais, cânions, riachos e matas de cerrado. Na área do parque também há duas trilhas abertas para visitação.

  • Cachoeiras

A chapada conta com diversas cachoeiras dentro e fora do parque nacional, quedas imponentes contornadas por cânions que incentivam trilhas e prática de atividades de aventura, como o cascading.

  • Atividades de aventura

Nas cachoeiras, rios e cânions da região é possível praticar canyoning, cascading, cavalgada, tirolesa, trekking, ciclismo entre outros. O passeio é indicado para pessoas de várias idades e perfis, pois os roteiros oferecem atividades para variados níveis de praticantes.

  • Mirante de São Jorge

O local fica ao lado da entrada do parque e é bastante concorrido durante o pôr-do-sol.

E aí, ficou com vontade de pegar a estrada e fazer uma viagem por Goiás? Então arrume as malas e não se esqueça de manter a revisão do carro sempre em dia!