Até pouco tempo atrás, as chaves dos carros tinham a função de liberar as portas e a tampa do tanque de combustível, além de ligar o motor. No entanto, muitas marcas têm inserido tecnologias sem fio em veículos de luxo e até em alguns modelos medianos, descobrindo mais funções das chaves inteligentes.

Diante de tantas possibilidades, a chave tem acumulando cada vez mais funções de praticidade e personificação. O uso mais comum é para ligar o automóvel sem introduzir a chave, através da emissão de uma onda de rádio de curto alcance com um código que destrava a porta e libera a ignição. Além disso, também há sistemas que programam a velocidade máxima do veículo, o volume do som, os avisos sonoros e outras funcionalidades.

No entanto, toda a tecnologia utilizada exige que o motorista tenha determinados cuidados para conservar a vida útil de chaves e de seus controles. Confira algumas dicas:

  • Evite umidade e exposição prolongada a temperaturas acima de 60°C.
  • Tenha cuidado para não derrubar a chave, pois isso pode descalibrar a emissão do sinal, prejudicando seu funcionamento.
  • Não coloque objetos pesados em cima da chave.
  • Mantenha a chave longe de materiais metálicos, imantados e dispositivos que emitam radiofrequência, como telefones celulares e notebooks.
  • Evite apertar muito forte o botão de controle remoto, pois isso pode danificar o componente.
  • As chaves mais sofisticadas têm bateria com duração aproximada de dois anos e se a bateria estiver descarregada, o sistema não funcionará corretamente e será necessário substituí-la.

MONITORAMENTO À DISTÂNCIA

Algumas marcas têm grande preocupação com a segurança de seus modelos. Motivada por essa consciência, a Volvo desenvolveu um sistema que monitora o carro à distância por meio de LEDs na chave. Dessa forma, é possível saber se o alarme foi disparado, se as portas estão efetivamente trancadas e até se há alguém desconhecido no interior do carro.

SEGURANÇA

Ao falar sobre a segurança desse sistema, é importante ficar atento a um aparelho que bloqueia o travamento das portas, chamado Chapolim. Esse dispositivo funciona interceptando o sinal no momento em que o motorista aciona o alarme, alterando a frequência do travamento e dando a impressão de que o carro foi fechado. Para evitar esse problema é essencial que o motorista cheque manualmente se as portas foram travadas.

Fique por dentro das dicas e novidades automobilísticas no Blog da Bompreço Auto Peças e conte com nossa equipe especializada para tirar suas dúvidas.