A grande oferta de modelos e as vantagens para comprar carro acabaram por aquecer ainda mais o mercado de carros usados. Comprar um veículo seminovo ficou mais fácil nos últimos anos e é a opção de muitas pessoas que querem um determinado modelo, mas também não abrem mão de economia na hora da compra. Apesar das vantagens, é necessário redobrar os cuidados na hora da compra, para evitar dores de cabeças depois. Pensando nisso, a Bom Preço separou 05 dicas úteis para quem comprar carro usado e não abre mão da segurança.
01: Evite veículos com histórico de colisões
Carros que estão com valor bem abaixo do mercado podem ter sido danificados no passado por enchentes ou ter tido uma colisão grave. Apesar do valor mais baixo, uma suposta vantagem no momento da compra, os problemas futuros podem ser uma dor de cabeça muito grande, além de um belo prejuízo financeiro. Procure por diferenças na pintura e outras marcas que podem ser de acidentes, verifique a simetria do carro e também amassados na lataria.

Em casos muito graves o DETRAN exige que o documenta contenha a palavra SINISTRADO. Carro que passou por enchente também pode apresentar muitos problemas, principalmente nos circuitos elétricos. Verifique se há cheiro de umidade dentro do veículo, se os documentos estão enrugados e se há barro dentro dos compartimentos.

02: Preste atenção nas luzes do painel
Antes de comprar o carro usado, observe se as luzes que indicam problemas no veículo estão acesas no painel. Um caso especial é o da injeção eletrônica, que possui alto custo de reparo. Observe também as luzes do ABS, AIRBAG e freios. Se mesmo com problema detectado, você optar por comprar o automóvel, verifique se o conserto foi reparado totalmente. Depois de finalizado o conserto, ande com o veículo por cerca de meia hora em um local seguro e observe se alguma luz volta a acende ao realizar alguma manobra.

03: Verifique a documentação do veículo
Um dos riscos de comprar carro usado é adquirir carro que é produto de furto ou com irregularidades no DETRAN. Mesmo se estiver comprando de uma pessoa conhecida, cheque toda a documentação do veículo. Verifique o nome, marca, cor, placa e número de chassi. Observe também se no manual do proprietário consta o carimbo de todas as revisões obrigatórias e se ele é realmente do veículo que você está adquirindo.

04: Realize o teste do veículo
Caso você queira comprar carro usado de alguma concessionária ou locadora, verifique se eles possuem o serviço de test-drive prolongado: você fica com o carro por mais horas do que o habitual test-drive de carro novo, assim pode ver como o que carro reage em situações adversas, e também ter ideia do consumo de combustível. Se estiver comprando de um amigo, peça para ficar com o carro cerca de dois dias antes de fechar o negócio.

05: Observe os itens mais importantes do veículo
Motor, pneus, freios e suspensão são itens essenciais para o funcionamento correto do veículo e podem comprometer muito a segurança do condutor caso estejam com defeitos. Caso algum deles esteja apresentando problemas, negocie para que o valor do reparo seja abatido do preço do veículo. Não esqueça de também verificar a presença dos itens obrigatórios de segurança: estepe, macaco, triângulo e chave de rodas.

Comprar Carro usado

Depois de tudo conferido é hora de aproveitar o carro! o/

Essas foram algumas dicas que a Bompreço Auto Peças preparou para você que quer comprar carro usado e fazer um bom negócio. Conheça nosso site. Somos uma empresa referência no segmento de auto peças do Centro-Oeste.