Com os constantes aumentos no preço dos combustíveis, é importante adotar algumas práticas que ajudam o carro a render mais. Para saber mais, confira hábitos que fazem o carro consumir mais, como calcular o consumo do seu veículo e dicas para economizar combustível.

Dicas para economizar combustível

  • Não abasteça no sol

Prefira abastecer o carro no período da manhã, antes do sol ficar mais intenso, pois nesse horário a gasolina está mais densa.

  • Faça a calibragem dos pneus

Uma das principais dicas para economizar combustível é calibrar os pneus a cada 15 dias, o que evita o consumo de até 20% na gasolina.

  • Evite acelerações e freadas bruscas

Acelere gradativamente e na hora de parar tire o pé do acelerador com antecedência, reduzindo a velocidade do carro e evitando frear com força.

  • Não estique as marchas

Faça as trocas em rotação adequada e evite que o ponteiro chegue perto da rotação de potência máxima. Uma das dicas para economizar combustível com esse item é fazer com que o motor trabalhe em rotação próxima ou inferior à do regime de torque máximo.

  • Substitua os filtros no prazo indicado

Troque os filtros de acordo com as datas previstas no manual. Esse cuidado é essencial porque em caso de entupimento há prejuízos na mistura de ar e combustível na câmara de combustão.

  • Revisões

Faça revisões e manutenções preventivas e verifique o estado das velas e o funcionamento da injeção eletrônica.

  • Abasteça apenas em locais confiáveis

Uma das principais dicas para economizar combustível é abastecer apenas em lugares confiáveis, pois o uso de gasolina ou etanol alterados interfere na média e afeta o sistema de injeção eletrônica.

  • Faça o alinhamento e o balanceamento

O alinhamento correto garante que os pneus desgastem menos e o balanceamento evita trepidações ao rodar. Além disso, essa prática previne o aumento do atrito dos pneus no solo e garante que o carro não perca desempenho.

Como calcular o consumo do seu carro

Uma das principais dicas para economizar combustível é conhecer o consumo médio do carro e seguir algumas regras básicas. Para saber mais, confira o passo a passo:

  1. Ao parar no posto de gasolina, zere o hodômetro parcial e peça para completar o tanque.
  2. Rode cerca de 200 quilômetros para ter uma boa média.
  3. Ao voltar ao posto, anote quantos quilômetros você percorreu e peça para encher o tanque novamente.
  4. Confira quantos litros entraram no carro e divida o valor do percurso pelo número de litros.

Com essa conta você saberá se o carro precisa de manutenção ou se o combustível é ruim e deve trocar de posto.

Siga essas dicas para economizar combustível e garanta o funcionamento adequado do carro por mais tempo. Para mais informações e novidades sobre o mundo automotivo, acompanhe nosso blog e fique de olho nas nossas redes sociais: Facebook e Instagram.