Todo mundo sabe que é essencial calibrar os pneus do carro, mas esquecer de passar no posto é comum e quando lembra não sabe qual a pressão ideal. Realizar a calibragem correta garante muitas vantagens, dentre elas uma maior conservação dos pneus e até mesmo economia de combustível.

Cada carro possui sua pressão específica para os pneus do eixo dianteiro e traseiro. Com o carro cheio, muito comum em situações de viagem, a pressão é outra e todos esses níveis podem ser encontrados no manual do carro. Alguns modelos podem trazer essas informações em adesivos localizados nas porta ou tampa do tanque de combustível.

É importante que a calibragem seja realizada com pneus frios, o ideal é que o veículo ande até 3 km em velocidade baixa. Se o pneu estiver quente a pressão aplicada aumenta podendo resultado em sérios problemas.

Um pneu com pressão abaixo do especificado tem maior desgaste nas laterais da banda de rodagem, com a pressão em excesso a parte que gasta mais é o centro do pneu. E atenção para os prejuízos!

Rodar com sete libras a menos durante um ano, reduz em 20% a vida útil do pneu, diminuindo a durabilidade. Sua segurança está em jogo, pneu descalibrado é razão para a perda de estabilidade e aumento da distância de frenagem. Sem contar o gasto de combustível, com pneus desregulados o gasto com gasolina pode chegar até R$600 a mais por ano.

Não é chatice, não! Lembre-se de calibrar os pneus uma vez por semana ou no máximo a cada quinze dias, incluindo o estepe.