Muitos cuidados devem ser tomados com o radiador do carro, pois é nele que fica todo o sistema de arrefecimento do motor. Um item muito importante nessa equação é o aditivo para radiador, que ajuda no controle da temperatura do motor, evita que o motor ferva, reduz o consumo de combustível e a emissão de poluentes.

O que é o radiador?

O radiador é um item presente em todo veículo com motor refrigerado à água. Ele tem a função de fazer a troca de calor do ar atmosférico com as substâncias que circulam pelo motor em circuito fechado, evitando que o carro ferva.

Aditivo para radiador: função e importância

O aditivo para radiador é um fluido que desempenha processos físico-químicos junto com a água para manter a temperatura ideal dos componentes do motor. Além disso, ele também tem componentes que impedem que a água enferruje componentes do motor.

Como a água circula pelo motor e pode entrar em ebulição, o aditivo evita que a água ferva, mantendo-a estável. Em locais muito frios, o aditivo para radiador também evita o congelamento do fluido de arrefecimento.

Para que esse processo ocorra sem problemas, o aditivo precisa estar em ótimas condições para garantir que o motor trabalhe em plenas condições e o carro funcione perfeitamente.

Dúvidas frequentes sobre aditivos para radiador

  • Tipos de aditivos para radiador

– Aditivos compostos por etilenoducol: altamente tóxicos e prejudiciais ao meio ambiente.

– Aditivos orgânicos: biodegradáveis e com tempo de uso mais curto.

– Aditivos sintéticos: maior tempo de uso, mais eficiência e maior durabilidade.

  • Quando trocar o aditivo?

A troca do aditivo para radiador deve ser feita, em média, a cada ano ou a cada 30 mil quilômetros rodados. Porém, esses dados podem variar de modelo para modelo. Por isso, antes de fazer a troca do aditivo, sempre confira a recomendação do manual do fabricante.

  • Quanto aditivo deve ser usado?

A quantidade de aditivo que deve ser misturada na água varia de acordo com o modelo do carro, por isso é fundamental consultar e seguir exatamente o manual do fabricante.

  • Indício de problema com o aditivo para radiador

Um dos principais alertas de problema nesse item é o vazamento de líquido na cor amarela, verde ou rosa pegajoso. Esse sinal costuma aparecer quando o carro está muito quente e deve ser avaliado com atenção para evitar problemas graves, como queimar a junta do cabeçote e fundir o motor.

Ainda tem alguma dúvida? Deixe sua pergunta nos comentários! Para mais dicas e informações do mundo automotivo, acompanhe o blog da Bompreço Auto Peças e fique de olho em nosso Facebook.