Alinhamento, balanceamento e cambagem são serviços muito procurados em oficinas mecânicas, auto centers e lojas de automóveis. Por isso, é importante saber diferenciar cada um deles e conhecer os benefícios para seu carro.

Pensando nisso, preparamos um pequeno guia com as diferenças e características de cada um desses procedimentos.

Importância do alinhamento, balanceamento e cambagem

Os processos de alinhamento, balanceamento e cambagem são importantes para prevenir:

  • Desgaste irregular dos pneus, aumentando sua vida útil;
  • Deslocamento do veículo, melhorando a dirigibilidade e a segurança;
  • Aumento do atrito do pneu no solo, contribuindo para a economia de combustível.

Diferenças entre alinhamento, balanceamento e cambagem

O alinhamento ajusta a posição das rodas na suspensão para evitar que elas fiquem para fora ou para dentro e dificultem a condução do carro. Esse procedimento é indicado para saber se o carro está desalinhado, onde estão os maiores desgastes e se os pneus cantam nas curvas.

Caso perceba vibrações no volante pode ser necessário fazer o balanceamento. Esse procedimento posiciona os contrapesos de chumbo na roda, equilibrando o conjunto da rotação com as rodas e pneus. É importante ficar atento aos sinais de desbalanceamento, pois ele causa desgaste irregular na região com a maior concentração de massa, perda de tração e desconforto.

Cambagem é a inclinação da roda de um veículo em relação ao plano horizontal. Isso significa que ela realiza um ajuste para controlar as características do rolamento das rodas. Quando está fora dos parâmetros, ela aumenta o consumo de combustível, causa desgaste irregular dos pneus e faz com que o carro perca estabilidade.

Benefícios do alinhamento, balanceamento e cambagem

O alinhamento ajusta as relações entre os componentes da suspensão, direção e das rodas dos automóveis. O alinhamento e o balanceamento aumentam a vida útil dos pneus, garantem segurança ao motorista e proporcionam economia de gasolina.

O balanceamento melhora direção, evita danos nas peças sensíveis e desgastes dos pneus. Já a cambagem serve para melhorar a durabilidade dos pneus e evitar os desgastes.

Equipamentos necessários para alinhamento, balanceamento e cambagem

Existem alguns equipamentos necessários para os processos de alinhamento, balanceamento e cambagem. Confira:

Alinhador manual:

É feito por canhões de luz presos à roda do automóvel que projetam um feixe luminoso no painel a frente do veículo e mostram o quanto as rodas estão desalinhadas.

Alinhador a laser:

Utiliza projetores a laser que tornam o procedimento mais rápido e preciso. O equipamento possui um jogo de cavalete para fixação de um painel e tem uso exclusivo em rampa de alinhamento.

Alinhador digital 3D:

Possui um sensor que lê a posição de um refletor instalado em cada roda do automóvel e mostra na tela do computador um desenho tridimensional de partes do veículo e variação das medidas em relação ao padrão de fábrica. Essa tecnologia aumenta a precisão de alinhamento, balanceamento e cambagem e reduz a perda de calibração dos equipamentos.

Este equipamento também realiza a medição de camber, KPI, convergência, centralização de volante set-back e faz uma leitura precisa por meio de imagens de alta definição. Ele pode ser utilizado em valas ou rampas de alinhamento.

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