Alinhamento, balanceamento e cambagem são serviços muito comuns. No entanto, antes de levar seu carro para uma oficina mecânica, auto center ou loja de automóveis, é importante saber diferenciar cada um deles e conhecer os benefícios para seu veículo.

Diante disso, preparamos um pequeno guia com as diferenças e características de cada um desses procedimentos. Continue lendo e confira!

Importância do alinhamento, balanceamento e cambagem

Os processos de alinhamento, balanceamento e cambagem são importantes para prevenir:

  • Desgaste irregular dos pneus, aumentando sua vida útil;
  • Deslocamento do veículo, melhorando a dirigibilidade e a segurança;
  • Aumento do atrito do pneu no solo, contribuindo para a economia de combustível.

Diferenças e características entre os serviços

O alinhamento é feito para ajustar a posição das rodas na suspensão, evitando que elas fiquem para fora ou para dentro e dificultem a condução do carro. Esse procedimento é indicado para verificar se o carro está desalinhado, onde estão os maiores desgastes e se os pneus cantam nas curvas.

Em segundo lugar, temos o balanceamento, que pode ser recomendado se você perceber vibrações no volante. Esse serviço tem a função de posicionar os contrapesos de chumbo na roda, equilibrando o conjunto da rotação com as rodas e pneus. Assim, é importante ficar atento aos sinais de desbalanceamento, pois ele causa desgaste irregular na região com maior concentração de massa, além de perda de tração e desconforto.

Por fim, temos a cambagem, que avalia a inclinação da roda de um veículo em relação ao plano horizontal. Isso significa que ela realiza um ajuste para controlar as características do rolamento das rodas. Como resultado, quando está fora dos parâmetros, há aumento no consumo de combustível, desgaste irregular dos pneus e perda de estabilidade.

Benefícios do alinhamento, balanceamento e cambagem

O alinhamento ajusta as relações entre os componentes da suspensão, da direção e das rodas dos automóveis. Além disso, o alinhamento e o balanceamento aumentam a vida útil dos pneus, garantem segurança ao motorista e proporcionam economia de gasolina.

O balanceamento melhora a direção, evita danos nas peças sensíveis e desgastes dos pneus. Já a cambagem serve para melhorar a durabilidade dos pneus e evitar os desgastes.

Equipamentos necessários para alinhamento, balanceamento e cambagem

Existem alguns equipamentos necessários para os processos de alinhamento, balanceamento e cambagem. Confira:

  • Alinhador manual:

É feito por canhões de luz presos à roda do automóvel. Elas projetam um feixe luminoso no painel à frente do veículo com a finalidade de mostrar o quanto as rodas estão desalinhadas.

  • Alinhador a laser:

Utiliza projetores a laser para tornar o procedimento mais rápido e preciso.Assim, o equipamento possui um jogo de cavalete para fixação de um painel e tem uso exclusivo em rampa de alinhamento.

  • Alinhador digital 3D:

Possui um sensor que lê a posição de um refletor instalado em cada roda do automóvel e mostra na tela do computador um desenho tridimensional de partes do veículo e variação das medidas em relação ao padrão de fábrica. Essa tecnologia aumenta a precisão de alinhamento, balanceamento e cambagem e reduz a perda de calibração dos equipamentos.

Além disso, este equipamento também faz a medição de camber, KPI, convergência, centralização de volante set-back e leitura precisa por meio de imagens de alta definição. Dessa forma, ele pode ser utilizado em valas ou rampas de alinhamento.

Ainda tem alguma dúvida sobre esse tema? Deixe uma mensagem!

Para saber mais sobre o mundo automotivo e receber mais dicas e informações, continue de olho em nosso blog e acompanhe o Facebook e Instagram da Bompreço Autopeças.