O aparelho de diagnóstico automotivo é fundamental em oficinas e auto centers porque avalia de forma rápida e objetiva o funcionamento da injeção eletrônica do veículo. O aparelho utilizado para fazer esse diagnóstico é o scanner. Pensando nisso, explicamos a seguir as principais informações que você precisa considerar para escolher e usar essa ferramenta.

Importância do aparelho de diagnóstico automotivo

O aparelho de diagnóstico automotivo recebe e impulsiona os dispositivos operacionais que compõem o sistema de injeção eletrônica do automóvel, auxiliando na análise de problemas do carro. Isso é feito através da comunicação do sistema com um scanner, que permite acesso aos sistemas de controle do veículo por meio de uma rede de dados em linguagem codificada.

O scanner possui um protocolo de comunicação completo, que permite acessos mais profundos aos sistemas. No entanto, essa ferramenta só pode disponibilizar todas as suas funcionalidades se estiver corretamente atualizada e capacitada para interpretar as informações.

Dicas para escolher o aparelho de diagnóstico automotivo para sua oficina

  • Leitores de código

Observe quais informações os leitores de código fornecem e se permitem ler e limpar os códigos de diagnóstico de problemas.

  • Capacidade do leitor de código

A capacidade do leitor de código começa com a funcionalidade básica de códigos de leitura e limpeza, além de definições de códigos genéricos OBD-II. Já os recursos para leitores de códigos de topo de linha incluem códigos pendentes, códigos permanentes e congelamento.

  • Cobertura

Verifique se os leitores de códigos oferecem cobertura aprimorada OBD-II, que são mais robustos e podem ler e limpar os códigos em alguns ou todos os módulos e não só do genérico OBD-II e PCM ou motor.

Atualizações do aparelho de diagnóstico automotivo

As fabricantes já oferecem treinamentos, manuais, orientação técnica e assistência ao produto. Porém, outro aspecto fundamental para o mecânico é saber como é feita a atualização do aparelho de diagnóstico automotivo.

Para isso, o profissional pode escolher a atualização pela internet, DVD ou troca do cartão de memória, optando pelo plano de pagamento que mais se adequa às suas necessidades.

Vantagens de fazer o diagnóstico automotivo
  • Checar as condições do sistema de injeção eletrônica do automóvel;
  • Verificar se os sensores dos veículos funcionam dentro dos padrões definidos pelo fabricante;
  • Acessar o histórico de falhas do sistema de injeção eletrônica;
  • Especificar um plano de correção mais preciso e eficiente.

Ainda tem alguma dúvida? Deixe seu comentário para nossos especialistas. Para mais informações sobre o mundo automotivo, continue de olho no blog da Bompreço Auto Peças.