A aquaplanagem é um fenômeno em que o veículo, ao passar sobre uma camada de água, perde o atrito com o asfalto e desliza. Quando isso ocorre, o motorista perde o controle do automóvel e não consegue frear, o que pode ocasionar graves acidentes. Um risco para o motorista e outros que estão por perto.

Primeira medida de segurança é básica, nunca deixe o pneu ficar “careca” . São os sulcos dos pneus, os responsáveis pela drenagem da água no asfalto. Se está em dúvida se realmente está na hora de trocá-los veja nosso blog.

Mas não é só o cuidado com os pneus que evita a aquaplanagem. É importante manter o carro em velocidade baixa durante a chuva, não ultrapassando os 80 km/h. Acionar os freios antes de passar por uma poça de água também ajuda a evitar acidentes.

Para evitar a aquaplanagem, algumas pequenas e rápidas dicas são fundamentais para o condutor:

Retire imediatamente o pé do acelerador.

Não pise bruscamente no pedal do freio e segure firme o volante para manter as rodas retas.

Quando os pneus retomarem o contato com o solo, gire levemente a direção de um lado para o outro, para sentir que o veículo recuperou totalmente a aderência.

Caso o carro possua freios ABS, aplique a força no pedal do freio, mantendo-o pressionado até o controle total do veículo.