A aquaplanagem é uma das principais causadoras de acidentes com automóveis em pistas molhadas. Isso acontece porque a visibilidade fica comprometida e o risco de perder o controle do carro é alto.

Pensando nisso, preparamos um guia com as principais informações sobre a aquaplanagem e dicas para evitar esse problema.

Definição

A aquaplanagem acontece quando o carro perde contato com o solo devido à presença de água entre os pneus e a pista. Esse fenômeno pode acontecer tanto em linha reta quanto em curvas e é bastante comum em rodovias planas, onde o motorista costuma dirigir com velocidade alta.

Causas

BANDA DE RODAGEM E PNEU DESGASTADO

Quando as bandas de rodagem dos pneus não escoam o excesso de água pelas ranhuras e sulcos, ocorre a perda da aderência entre a borracha e o solo e, consequentemente, o descontrole na direção do automóvel. Essa falha no escoamento pode acontecer quando o pneu está desgastado ou no fim da vida útil e a profundidade dos sulcos está bastante rasa.

LARGURA DOS PNEUS

Outro ponto que influencia na aquaplanagem é a largura dos pneus. Quanto mais largos eles forem, maior é a probabilidade de o fenômeno ocorrer. Ou seja, se os pneus estiverem com pouca pressão, haverá mais chances de aquaplanar sobre a superfície molhada da estrada.

Dicas para evitar a aquaplanagem

  • Confira a pressão dos pneus

Se os pneus estiverem 30% abaixo do recomendado pelo fabricante, a chance de ocorrer aquaplanagem aumenta significativamente.

  • Não ande com pneus gastos

Sem a profundidade correta dos sulcos, o pneu perde a capacidade de drenagem da água.

  • Escolha os pneus corretos

Opte por um conjunto de pneus que tenha escultura assimétrica na banda de rodagem, que favorecem a evacuação da água e diminuem os riscos de perda de aderência em superfícies molhadas.

  • Reduza a velocidade antes da poça

Quanto maior a poça de água e a velocidade do veículo, maior é a chance de ocorrer aquaplanagem. Por isso, a dica é diminuir a velocidade, principalmente antes de entrar em áreas com acúmulo de água.

  • Não acione o freio

Caso passe em uma poça de água e sinta o carro perdendo o atrito com o chão, evite frear. Segure a direção com força, mantenha o controle e deixe o veículo equilibrado.

  • Faça a revisão periódica do veículo

Visite seu mecânico de confiança regularmente e compre peças de confiança na Bompreço Auto Peças.

Acompanhe o blog e fique por dentro de dicas e informações para manter a revisão do seu carro em dia.