Os cabos de vela e até mesmo as próprias velas são componentes importantíssimos para o funcionamento correto do veículo, mas estes itens acabam sendo negligenciados por muitos, esquecendo de incluí-los na revisão e pois não associam a falha destes itens à possíveis engasgos, rateadas ou dificuldades na partida.

Cuidados com os cabos de vela

As velas funcionam corretamente graças aos cabos de vela, que levam a tensão produzida pela bobina de ignição até as velas do motor. Os cabos podem ser resistivos, caso possuam o resistor instalado dentro dos terminais ou supressivos, com o supressor instalado dentro do cabo.

Use sempre combustível de qualidade. Este cuidado é importante não só para as velas, mas para todo o funcionamento do veículo. Os cabos de vela devem ser inspecionados sempre para observar se não houve ressecamento da borracha, o que pode ocasionar fuga de energia.

Como realizar a verificação dos cabos de vela

Com o carro desligado e os polos da bateria desconectados, eles devem ser soltos do motor, desconectados das velas e da bobina. Para verificar, não puxe o corpo do cabo, apenas pelo terminal blindado. Depois de todos retirados e testados, é necessário recolocar um por vez e tomar cuidado para não errar a posição de cada um.

Cuidados com os cabos de vela

Verifique se não há sujeira nos conectores ou fissuras no corpo e pontas do cabo. O mecânico também pode utilizar um aparelho chamado de multímetro para testar os cabos de vela, mostrando se há uma resistência adequada de todos os componentes. Caso esteja muito baixa fique alerta para uma possível fuga de corrente. Se o cabo estiver comprometido, será possível verificar movimentando-o ao mesmo tempo em que a leitura no multímetro é feita.

Você encontra cabos de vela originais e com procedência garantida na Bompreço Auto Peças. Visite nosso site e conheça todos os nossos produtos.