O Brasil registra números alarmantes no que diz respeito a vítimas fatais de acidentes de trânsito. A imprudência aliada a ausência ou má conservação de alguns itens de segurança são responsáveis por agravar acidentes. Além de praticar a direção defensiva – lembra das aulas do curso do detran? – temos que ficar de olho nos itens de segurança do veículo.

  • Faróis: Não esqueça de conferir periodicamente o estado geral dos faróis, além de verificar se estão alinhados. O teste de alinhamento pode ser feito em casa, estacionando em frente a uma parede a uma distância de três metros. Quando for trocar alguma lâmpada, troque o par, para garantir que a iluminação esteja uniforme.
  • Lanternas: Outro teste que pode ser feito em casa. Acione as setas, freio, e ré e peça para alguém verificar se todas acendem sem problemas. Não esqueça que a luz de placa também é um elemento obrigatório.
  • Extintor: O extintor é um item de segurança obrigatório. Se o condutor for pego trafegando com ele vencido, será multado e é uma infração grave. O tipo do extintor deve ser ABC, pois apaga três classes diferentes de fogo.
  • Estepe: Deve estar calibrado na pressão recomendada pelo fabricante. Verifique sempre as condições do seu estepe. Casos de furto são comuns por isso é sempre importante verificar se está tudo ok para não ter surpresas desagradáveis em um momento de apuros.
  • Cinto de segurança: É um dos itens de segurança mais importantes e deve ser utilizado por todos os ocupantes do veículo, incluindo os que estão sentados no banco traseiro! É necessário checar sempre se todos os cintos estão funcionando adequadamente e se apresentam desgastes e fissuras.
  • Triângulo de sinalização: Outro item que os motoristas só percebem que não possuem quando precisam. Sempre verifique se o triângulo está no veículo. Em caso de acidente, o código de trânsito nos diz que ele deve ser colocado a uma distância mínima de 30 metros do veículo, correspondendo a velocidade da via. Um exemplo: se o acidente ocorreu em uma via de 60km/h o triângulo deve ser colocado a 60 metros de distância do veículo. Em caso de condições adversas, como chuva ou se for a noite, essa distância deverá ser dobrada!

Existem muitos outros itens de segurança, como freio ABS e Airbags, mas estes são assuntos para os próximos posts. Gostou das dicas? Deixe um comentário com a sua opinião e fique de olho porque toda semana tem novidade aqui no blog da Bompreço Auto Peças. Acesse nosso site e conheça a empresa.