A manutenção dos freios é essencial para garantir a segurança e evitar acidentes. Por isso, ao perceber um barulho no freio é importante identificar a causa do problema para saber como explicar ao mecânico o que precisa ser checado com mais atenção. Para te ajudar nessa missão, preparamos uma lista com os principais problemas nos freios e dicas de manutenção.

Funcionamento do freio

Para reconhecer um problema no freio, é necessário entender primeiro como esse sistema funciona.

O disco de freio gira na mesma proporção e velocidade que a roda, enquanto as pastilhas ficam paradas dentro das pinças. Dessa forma, ao acionar o freio, o disco fica entre as pastilhas e realiza a frenagem de modo preciso, segurando a rotação e, consequentemente, parando a roda.

Problemas comuns que causam barulho no freio

O barulho no freio pode ser resultado de ruídos, trepidações ao frear, nível de óleo baixo ou estalo no momento da pisada no pedal. Para identificar o problema, confira as características de cada situação.

  • Ruído de ferro com ferro

O barulho no freio causado pelo contato de ferro com ferro ocorre pelas pastilhas estarem mais finas e desgastadas e também pela baixa qualidade das peças, que podem ser mais duras.

Esse problema diminui drasticamente a vida útil do freio e aumenta os barulhos, reduzindo a eficiência do sistema.

  • Trepidações

É comum o carro trepidar e fazer barulhos quando o freio não está bom. Isso ocorre porque os discos normalmente empenam quando estão muito finos ou porque as peças não foram feitas de acordo com as especificações.

  • Nível de óleo baixo

O nível de óleo abaixo do indicado é uma das causas de barulho no freio. Em carros mais modernos, esse é um sintoma de que as pastilhas precisam ser trocadas para não prejudicar a segurança e o funcionamento adequado do veículo.

  • Estalo ao pisar no freio

Ao ouvir um barulho no freio que se assemelha a um estalo, a dica é prestar bastante atenção. Esse ruído pode ser resultado de inúmeros problemas e a análise detalhada deve ser feita por um mecânico de confiança.

Entre as principais causas estão:

  • Falta de molas nas pastilhas;
  • Pinos das pinças de freio com folga;
  • Buchas das bandejas estouradas;
  • Buchas das barras estabilizadoras, torre do amortecedor solta entre outros.

Dicas para evitar barulho no freio

  • Use apenas peças originais e de qualidade;
  • Verifique se não há vazamentos no fluido de freio das rodas traseiras;
  • Cheque se o nível do óleo está em boas condições (limpo e com a viscosidade adequada)

Além dessas dicas, lembre-se de fazer a revisão preventiva de todos os itens do seu carro. Mesmo que não haja barulho no freio, esse sistema é essencial para a segurança do motorista e deve ser checado, pelo menos, a cada 10 mil quilômetros ou um ano.

Compre peças de confiança na Bompreço Auto Peças e acompanhe dicas e novidades sobre o mundo automotivo em nosso blog.