Os câmbios de embreagem vieram primeiro na versão manual, depois automática, de variação contínua e, por último, os manuais automatizados, que se dividem entre os de embreagem única e os de dupla embreagem. Para te ajudar a entender melhor as características desse item, hoje a Bompreço Auto Peças explica e dá dicas sobre os câmbios de dupla embreagem. Confira!

Funcionamento dos câmbios de dupla embreagem

Os câmbios de dupla embreagem trazem duas embreagens no lugar do conversor de torque e dois discos de embreagem, sendo que um deles aciona todas as marchas pares e a marcha ré e o outro, menor, aciona as ímpares. Isso permite que as marchas estejam sempre prontas para serem usadas.

O sistema conta com um módulo de controle ligado ao módulo central do veículo capaz de gerenciar informações como se o carro está numa curva, numa reta ou em desaceleração, apontando qual a marcha mais adequada naquele momento.

Vantagens dos câmbios de dupla embreagem

  • Caixa mais leve do que uma automática com o mesmo número de velocidades.
  • Trocas mais rápidas, pois as embreagens funcionam mais rápido do que um conversor de torque.
  • Caixa de embreagem menor e menos complexa.
  • Conjunto mais compacto, com pares de engrenagens em árvores paralelas.
  • Operação suave e rápida.

Cuidados para preservar os câmbios de dupla embreagem

  1. Não colocar o câmbio em neutro

Os carros com câmbios de dupla embreagem desacoplam a transmissão do motor automaticamente, evitando o desgaste nos discos de embreagem. Por essa razão, não é preciso colocar o câmbio em neutro quando o carro para.

  1. Não tirar o pé do freio em ladeiras

Quando estiver parado em uma ladeira, é fundamental não tirar o pé do freio. Nos câmbios de dupla embreagem podem ocorrer dois resultados: em caixas de marcha secas não há óleo para resfriar o conjunto e nas imersas em óleo essa prática pode acelerar a contaminação do óleo pelo desgaste excessivo das embreagens.

  1. Não andar devagar demais por muito tempo

Andar em baixa velocidade leva a embreagem a não se acoplar ao volante do motor por inteiro para manter a velocidade, o que eleva o desgaste da embreagem.

  1. Troca de marcha

Aumentar a marcha durante a frenagem ou reduzir durante a aceleração são práticas que prejudicam as transmissões de dupla embreagem. Nesses casos, fazer trocas manuais é extremamente danosa ao sistema.

  1. Não segurar o freio e o acelerador por muito tempo

Pisar no acelerador e no freio ao mesmo tempo acentua o desgaste e superaquece o conjunto. Por isso, é essencial evitar essas práticas para proteger o veículo.

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