Seguir a carreira de mecânico está entre os sonhos de meninos e meninas. Todos movidos pela paixão unânime por automóvel e pela curiosidade de saber como cada peça funciona.

Muitos se tornaram adultos, conseguiram realizar este sonho e estão com suas oficinas montadas fazendo muito sucesso.

Confira a seguir mais detalhes desta paixão nacional.

O auge da carreira de mecânico é agora

Vivemos um momento ímpar para este profissional. A carreira de mecânico nunca esteve tão em evidência. E você saberia nos dizer o porquê? A grande revelação do sucesso do mecânico veio com a tecnologia, diferente dos profissionais de 40 anos atrás.

Hoje com ajuda da tecnologia já é possível detectar o problema de um veículo em questão de minutos. Situação que antigamente não existia. Naquela época era necessário um feeling bem apurado do mecânico e algumas horas de trabalho.

Com a popularização de veículos híbridos e elétricos, a predominância das transmissões automáticas sobre os manuais, a eletrônica cada vez mais sofisticada e a oferta cada vez mais diversificada de acessórios de todos os tipos trouxe a valorização para a carreira de mecânico.

mecanico-ganhar-mais

Como alcançar o sucesso com a carreira de mecânico?

Para ter sucesso como mecânico é preciso estudar muito. Além de habilidades, conhecimentos técnicos, noções de informática, física e matemática é necessário também está habituado com outros idiomas como o inglês e o espanhol.

Outro fator preponderante na profissão são os cuidados com os aspectos legais que a profissão exige. Existem normas adequadas que devem ser seguidas de acordo com a lei do consumidor.

Você também pode baixar nosso e-book “Qual o perfil de um bom mecânico”, nele tem excelentes sugestões para sua carreira.

Carreiras para o mecânico

Muitas novas carreiras e profissões estão nascendo dentro do universo mecânico, demandando mão-de-obra qualificada.

Segue abaixo algumas:

  • Especialista em eletrônica embarcada

É um bom nicho para os profissionais na área automotiva, levando em consideração que a parte mecânica dos veículos fica cada vez mais simples e a elétrica, mais complexa.

  • Mecânico especializado em carros de luxo

A demanda por profissionais capacitados para repará-los cresce a cada dia. Ser um mecânico especialista em carros de luxo exige alto investimento em cursos e experiência. O retorno financeiro é muito bom.

  • Funileiro

Nesta função não faltam profissionais em quantidade, mas em qualidade. Um profissional capacitado para atender este mercado pode garantir ganhos superiores. A contrapartida reside na extrema dificuldade na obtenção de peças e informações para fazer alguns reparos e a necessidade de atualização constante.

  • Consultor automotivo

É o profissional que auxilia em todas as etapas da propriedade do veículo, desde a escolha do modelo até posteriormente em um possível reparo. Este mercado também é promissor.

  • Reparador de câmbios automáticos

Aqui também existe uma defasagem de profissionais capacitados para prestar serviços de instalação e reparo de transmissões automáticas. Os valores de cursos para esta área são relativamente baixos e os ganhos podem ser altos.

  • Importador de peças e acessórios

Nesta especialidade a garantia do sucesso é voltada para aquele mecânico que possua uma oficina própria ou parceria com instaladores, preparadores e especialistas em eletrônica. O contra está na necessidade de constante atualização.

  • Preparador de modelos de competição

Esta é uma área que pode aparecer em muitas publicações e mídias sociais, trazendo reconhecimento e visibilidade. No entanto, exige muito preparo e conhecimento do profissional.

  • Mecânico de híbridos e elétricos

Consiste em um segmento novo no Brasil, mas que promete crescimento pelos próximos 15 anos. Pesquisas apontam que nos próximos anos os modelos equipados com baterias e motores elétricos devem ocupar uma fatia de até 30%.

E aí, gostou das dicas? Animado para embarcar numa profissão cheia de desafios e recompensas? Esperamos que tenha gostado das nossas dicas. Se gostou, compartilhe esse texto com seus amigos!

mecanico-ganhar-mais