A carreira de mecânico está entre os sonhos de muitos meninos e meninas movidos pela paixão por automóveis e pela curiosidade de entender como cada peça funciona.

Muitas dessas crianças cresceram, se tornaram adultas e realizaram o sonho de ter sua oficina e fazer muito sucesso.

Para saber mais sobre esse tema, confira a seguir detalhes sobre essa profissão.

O auge da carreira de mecânico é agora

Vivemos um momento ímpar para este profissional, pois a carreira de mecânico nunca esteve tão em evidência. Mas você sabe por que?

O grande sucesso do mecânico veio com a tecnologia. Afinal, diferente dos profissionais de 40 anos atrás, hoje eles têm recursos tecnológicos que possibilitam detectar o problema de um veículo em questão de minutos.

Antigamente, essa situação não existia. Naquela época, era necessário um feeling bem apurado, percepção aguçada e muitas horas de trabalho.

Além disso, a popularização de veículos híbridos e elétricos, com predominância das transmissões automáticas sobre os manuais, levou a eletrônica a se sofisticar. Com isso, a oferta de acessórios se torna cada vez mais diversificada e promove a valorização da carreira de mecânico.

Como alcançar o sucesso com a carreira de mecânico?

Para ter sucesso como mecânico, é preciso estudar muito. Além de habilidades, conhecimentos técnicos, noções de informática, física e matemática, é necessário estar habituado a outros idiomas, como o inglês e o espanhol.

Outro aspecto importante na profissão são os cuidados com os aspectos legais que a profissão exige. Afinal, existem normas adequadas que devem ser seguidas de acordo com a lei do consumidor.

Para mais informações e dicas sobre a carreira de mecânico, baixe nosso e-book “Qual o perfil de um bom mecânico”.

Carreiras de mecânico: conheça as áreas de atuação

Muitas carreiras e profissões estão surgindo dentro do universo mecânico, demandando mão-de-obra qualificada. Confira abaixo as principais:

  • Especialista em eletrônica embarcada

Esse é um bom nicho para os profissionais na área automotiva, pois a parte mecânica dos veículos fica cada vez mais simples e a elétrica, mais complexa.

  • Mecânico especializado em carros de luxo

A demanda por profissionais capacitados à reparação de veículos cresce diariamente. Ou seja, ser um mecânico especialista em carros de luxo exige alto investimento em cursos e experiência, mas o retorno financeiro é muito bom.

  • Funileiro

Esta função tem muitos profissionais. No entanto, um mecânico capacitado para atender este mercado pode garantir ganhos mais altos. Porém, é preciso saber que nessa área pode ser difícil encontrar peças e informações para fazer alguns reparos, além de exigir atualização constante sobre o tema.

  • Consultor automotivo

É o profissional que auxilia em todas as etapas da propriedade do veículo, desde a escolha do modelo até um possível reparo. Por essa característica, é um mercado promissor.

  • Reparador de câmbios automáticos

Essa área também é caracterizada pela defasagem de profissionais capacitados em serviços de instalação e reparo de transmissões automáticas. Nesse caso, os valores dos cursos são relativamente baixos, enquanto os ganhos podem ser altos.

  • Importador de peças e acessórios

Esse segmento é uma boa opção para mecânicos que possuem uma oficina própria ou têm parceria com instaladores, preparadores ou especialistas em eletrônica. Nesse contexto, a atualização é uma necessidade constante.

  • Preparador de modelos de competição

Esta área pode aparecer em muitas publicações e mídias sociais, promovendo reconhecimento e visibilidade. Nesse caso, também é necessário muito preparo e conhecimento profissional.

  • Mecânico de híbridos e elétricos

Ainda é um segmento novo no Brasil, porém promete crescimento nos próximos 15 anos. De acordo com pesquisas, nos próximos anos os modelos equipados com baterias e motores elétricos devem ocupar uma fatia de até 30% do mercado.

E aí, gostou das dicas? Está animado para embarcar numa profissão cheia de desafios e recompensas? Conte com nossas dicas e invista na carreira de mecânico.

Para mais informações, continue de olho em nosso blog e siga nosso Facebook e Instagram.