O cinto de segurança automotivo é obrigatório em todos os veículos que saem de fábrica, pois é fundamental para a segurança do motorista e dos passageiros. Para entender a importância desse item, confira os tipos de cinto de segurança disponíveis e suas características.

Cinto de segurança automotivo

O cinto de segurança foi inventado no fim do século XIX e era usado por bombeiros, pintores e outros trabalhadores. Com o passar do tempo, esse item chegou ao mundo dos automóveis e se tornou obrigatório em vários países.

O cinto de segurança automotivo reduz o impacto em caso de batida e evita que os ocupantes do carro tenham ferimentos mais graves.

Tipos de cinto de segurança automotivo

  • Cinto de segurança automotivo de dois pontos

Obrigatório a partir da década de 80, esse tipo de cinto de segurança automotivo estava presente nos bancos traseiros e frontais dos carros populares.

O acessório protege a cintura e impede que o corpo se mova para frente em freadas bruscas ou durante uma colisão.

Atualmente, o cinto de dois pontos é utilizado apenas no banco do meio na parte traseira.

  • Cinto de segurança automotivo de três pontos

O cinto de segurança de 3 pontos foi introduzido inicialmente pela Volvo, em 1959. Esse modelo tem a forma de Y e envolve o tórax, a bacia e os ombros.

Esse cinto de segurança automotivo garante mais proteção porque o impacto é distribuído e absorvido por toda a área de contato do corpo humano.

O motorista e os passageiros devem sentar com a coluna reta, fazendo um ângulo de noventa graus, para que o cinto passe pelo meio do ombro até a coluna vertebral e se engate no quadril.

  • Cintos de segurança automotivo de quatro, cinco e seis pontos

O cinto de segurança de 4 pontos é usado em jipes, carros de Track Day e arrancada e tem a função de evitar lesões graves em caso de colisões ou capotamento do veículo.

O cinto de segurança automotivo de 5 pontos é utilizado em carros de corrida e assentos infantis, oferecendo proteção dupla aos ombros.

O cinto de segurança de 6 pontos está presente em carros de corrida muito velozes e oferece o mesmo conforto que o cinto de 5 pontos, porém com uma cinta adicional entre as pernas.

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