Pessoas com limitações físicas, além de terem direito a certos descontos, também podem dirigir carros regularmente, desde que tenham a CNH especial, que especifica a deficiência e as necessidades da pessoa. Para te ajudar a entender esse tema, reunimos algumas informações importantes na hora de fazer a Carteira de Habilitação Especial.

Quem pode tirar a CNH Especial?

  • Pessoas que possuem deficiência ou mobilidade reduzida

Casos de pessoas com doenças que afetem funções motoras e cognitivas, prejudicando a capacidade de dirigir. Nesse sentido, se classificam doenças como artrose, artrite, escoliose, esclerose múltipla, paralisia e até problemas graves na coluna.

  • Pessoas que possuem doenças neurológicas ou degenerativas

Nesse tópico estão pessoas que já sofreram AVC ou possuem Parkinson, por exemplo

  • Pessoas com ausência, amputação ou encurtamento de membros

Quem possui próteses, tanto interior quanto exterior.

Quem são indivíduos não condutores?

Pessoas com deficiência mental severa e profunda, visual, autismo ou tetraplegia não podem conduzir, portanto não podem tirar a CNH Especial.

Os não condutores que possuem as especificações acima, mas não dirigem, podem dar entrada no processo de CNH especial junto à Receita Federal para poder desfrutar de seus benefícios.

Benefícios da CNH especial

Além de possibilitar que a pessoa com deficiência ou necessidade especial dirija, a CNH especial permite comprar veículos mais baratos, obter desconto em impostos, ser isento no rodízio e ter o cartão para vaga de estacionamento especial.

Passo a passo para tirar a CNH especial

  1. Reunir os documentos necessários: Carteira de Identidade (RG), CPF, duas fotos 3×4 colorida e Comprovante de Endereço Original no próprio nome ou dos pais.
  2. Ir a um médico especializado e credenciado junto ao departamento de trânsito para poder avaliar as condições do candidato. Este profissional será responsável por definir as adaptações necessárias a serem feitas no veículo que o candidato irá utilizar.
  3. Procurar uma Autoescola ou Centro de Formação de Condutores (CFC) com instrutores capacitados e veículos adaptados à deficiência.
  4. Fazer o curso com duração total de 45 horas e a prova teórica no Detran.
  5. Fazer o curso e a prova prática, sendo obrigatórias pelo menos 20 horas de aulas, que são realizadas no veículo adaptado à sua deficiência. A prova também é realizada no Detran.
  6. Após ser aprovado, aguardar sua CNH Especial ficar pronta. Em alguns estados é necessário buscar a habilitação no Detran, enquanto em outros o documento é enviado pelos correios.
Como alterar sua CNH para a CNH Especial?

Para alterar a CNH basta solicitar a alteração de categoria. O processo exige apenas que o candidato faça um novo exame médico, além de fazer outro curso e prova práticos em um veículo adaptado.

Para mais informações sobre o mundo automotivo, continue acompanhando nosso blog e fique de olho no Facebook da Bompreço Auto Peças.