O que é aquaplanagem

Em dias chuvosos a atenção do motorista deve ser redobrada. Além da perda de visibilidade, há também a chance de acontecer aquaplanagem ou hidroplanagem. Este fenômeno faz com que a água crie uma camada entre o asfalto e o pneu, fazendo com que o veículo perca o contato com o chão e o motorista perca o controle do carro. O risco de acidentes aumenta, pois, o carro desliza sem controle na pista.

Como evitar que ocorra aquaplanagem

A calibragem dos pneus deve ser realizada periodicamente, pois caso ela esteja muito abaixo do recomendado, a chance da aquaplanagem ocorrer é muito maior. O estado dos pneus também é muito importante, pneus muito velhos, que já estão “carecas” tem menor capacidade de drenagem da água, o que é um risco a mais para o motorista. Os sulcos do pneu têm que estar acima de 1,6mm.

Procure diminuir a velocidade do carro antes de chegar na poça de água, pois se a velocidade for maior, a chance da aquaplanagem ocorrer também aumenta. No entanto, caso já esteja passando pela área molhada, não acione o freio bruscamente e retire o pé do acelerador. Não esqueça do volante: mantenha as mãos firmes.  Caso o freio seja ABS é permitido que seja feita a frenagem normalmente.

Preste atenção na estrada e tente controlar o carro com o volante. Não tente realizar curvas de maneira brusca, pois o carro pode ser lançado para fora da estrada. Outra dica para evitar a aquaplanagem é dirigir em cima das marcas de pneus de outros carros, que já drenaram a água daquele local. Não esqueça de permanecer calmo e continuar tentando controlar o carro com o volante.

A aquaplanagem não é o único problema de áreas alagadas

O motorista deve evitar ao máximo trafegar em áreas alagadas, pois além do descontrole do veículo, há também a possibilidade de entrar água no motor e resultar no que chamamos de “calço hidráulico”. Caso isso ocorra, o motor será travado e o conserto será muito caro, já que terá que trocar muitos componentes essenciais para o veículo. Seja para evitar aquaplanagem, ou outros problemas, dirija com atenção e reduza a sua velocidade em dias de chuva.

Essas foram algumas dicas Bompreço para evitar aquaplanagem na pista. Precisa de peças? Contate-nos agora mesmo!