Um veículo é como um ente da família, por quem nutrimos um grande amor. Cuidar dele tem um alto custo financeiro, mas também existe o valor emocional. Por isso, ter um mecânico de confiança é extremamente importante. 

Por ser um bem durável e com utilização frequente, a melhor maneira de garantir que o carro esteja sempre em bom estado e evitar riscos é assegurar uma boa manutenção.

E esta manutenção, seja ela mensal ou anual, depende muito de ter um mecânico de confiança. Assim, não basta ser bom de serviço, é preciso se diferenciar e mostrar o seu valor.

Para saber como conquistar o seu cliente, fique atento às dicas a seguir!

Dicas para ser “o” mecânico de confiança

O primeiro passo é dar atenção redobrada ao seu cliente, porém de maneira prática, eficiente e estratégica. Além disso:

  • Foque nos detalhes do carro

Ouça tudo o que seu cliente tem para dizer sobre os problemas do carro dele. Problema sim, pois ele não vai te procurar se estiver tudo bem com o veículo. Com isso, faça um pré-diagnóstico e explique tudo detalhadamente.

  • Faça uma revisão geral

Mesmo que o cliente tenha levado o carro com uma determinado reclamação, faça uma revisão geral. O objetivo não é encontrar um “outro” ajuste para ganhar mais dinheiro, mas  garantir que o motorista saia da sua oficina com segurança.

  • Seja honesto

Esta questão é fundamental e complementa as outras dicas sobre como ser um mecânico de confiança. Afinal, o cliente precisa ter segurança de que você está realmente fazendo o serviço necessário, nada a mais ou a menos.

  • Esteja disponível

Não seja bacana apenas quando o cliente for a sua oficina e estiver precisando de um serviço. Esteja disponível no telefone e Whatsapp para sanar possíveis dúvidas sobre serviços e peças.

  • Faça cadastros

Faça uma lista com nome, modelo do automóvel e serviços realizados para cada cliente. Com todas estas informações, você poderá enviar mensagens perguntando se o veículo ficou bom, dar dicas e até avisar caso você mude de oficina.

Criamos um e-book para você se inspirar e se tornar um mecânico de confiança e eficiente. Baixe o material preenchendo o formulário ao lado em nosso blog.

Sua oficina é boa?

Com o avanço do universo digital, tudo é feito pela internet. Isso significa que sua carreira não é mais construída somente pelo boca a boca, o seu futuro cliente com certeza vai pesquisar sua reputação nas redes sociais ou sites.

Por isso, aplique nossas dicas e atente-se à organização da oficina, tanto no espaço interno e nas ferramentas quanto na qualidade do ambiente. Por exemplo, não deixe ferramentas velhas expostas, pois isso não causará uma boa impressão.

Como percebemos, ser um mecânico de confiança exige alguns cuidados. Adotar as práticas citadas acima já é um bom começo para criar credibilidade e se tornar uma referência.

Nossas dicas foram úteis? Tem mais alguma sugestão de boas práticas para ser um mecânico de confiança? Deixe seu comentário e contribua com a gente!

Para mais dicas, continue de olho em nosso blog e acesse também o Instagram e o Facebook.