O sistema de ar condicionado é tão complexo ou mais que os outros sistemas mecânicos. O compressor de ar-condicionado no HB20, por exemplo, é o coração do ar-condicionado e possui características especificas de funcionamento, por isso um diagnóstico preciso é fundamental para o seu correto funcionamento.

Para te ajudar a entender o procedimento, explicamos a seguir o passo a passo de como trocar o compressor de ar-condicionado no HB20.

Teste e cálculo de rendimento do ar-condicionado

  • Para comprovar o rendimento do sistema de ar condicionado você deve medir quatro pontos: a temperatura externa ambiente, a região do motorista, o passageiro traseiro e o difusor de ar central. Se possível, utilize um termômetro com quatro ou mais canais para medir.
  • O cálculo de eficiência do ar condicionado mede a quantidade de calor que o sistema consegue retirar do habitáculo levando em conta a temperatura externa no momento da medição e as constantes conhecidas para aquele sistema. No momento do teste a temperatura externa era de 34°C.
  • Por informações do fabricante, sabe-se que o sistema de ar-condicionado deste modelo tem a capacidade de retirar da temperatura externa uma faixa entre 7 e 12°C. Com essas informações é possível calcular as temperaturas mínima e máxima para o motorista e o passageiro. Neste caso são 27°C (34 – 7) e 22°C (34-12).
  • Para calcular a temperatura ideal no difusor central deste modelo é preciso observar qual é a pressão máxima de sucção do compressor durante seu funcionamento no exato momento do desligamento do compressor.

A troca do compressor de ar-condicionado no HB20

Procedimento de desmontagem

  • Com uma máquina recicladora adequada, recolha o fluido refrigerante (R134A) do sistema, conecte as mangueiras do equipamento às válvulas de alta e baixa pressão do sistema e programe o equipamento que iniciará o processo. Ao final do programa, o equipamento poderá apresentar uma retirada parcial de óleo PAG contido no sistema para a lubrificação.
  • Após remover o fluido e desconectar as mangueiras, erga o carro para remover as proteções inferiores.
  • Retire os quatro parafusos para remover o protetor do cárter com cuidado para não perder as arruelas. Utilizando uma chave Philips para soltar os parafusos, remova também a proteção inferior do para-choque.
  • Abaixo do compressor, retire outra proteção plástica lateral, soltando os parafusos com chave L 10mm.
  • Solte o tensionador da correia de acessórios utilizando chave estrela de 14 mm. Em seguida, retire a correia da polia do compressor.
  • Com uma chave estrela ou um soquete 12 mm com cabo de força, remova as tubulações da linha de baixa pressão do sistema. Devido ao pouco espaço para soltura completa dos parafusos, utilize o soquete separado para facilitar a remoção.
  • Faça o mesmo processo de soltura da mangueira na linha de alta pressão.
  • Logo após soltar as mangueiras, faça a vedação de suas extremidades com tampas próprias de conexões ou filme plástico para evitar a entrada de impurezas e umidade no sistema. O óleo PAG utilizado para lubrificar o sistema absorve a umidade e caso o sistema absorva umidade externa, uma limpeza profunda será necessária para corrigir o problema.
  • Desligue o conector elétrico do compressor para soltar a fixação do componente.
  • Solte os quatro parafusos de fixação do compressor e remova-os. Após remover o conector elétrico e os parafusos o compressor estará completamente solto.

Montagem do novo compressor de ar-condicionado no HB20

  • O compressor novo vem pressurizado com nitrogênio para evitar a umidade, além de um tipo de óleo que preserva as peças internas durante o seu transporte. Com uma chave allen, solte as tampas das conexões de baixa e alta pressão para escoar esse óleo.
  • Depois que o óleo de transporte escoar completamente, adicione o óleo novo na quantia correta. O óleo lubrificante a ser aplicado para o sistema deve ser colocado diretamente no próprio compressor conforme a quantidade indicada pelo fabricante.
  • Coloque o óleo através da conexão de baixa pressão identificada pela letra “S”, de sucção, com a ajuda de um funil.
  • Feche a conexão para que o óleo não fique exposto. As tampas serão removidas apenas após a fixação do compressor no veículo antes da reinstalação das mangueiras.
  • Coloque o novo compressor em seu lugar e aperte os parafusos de fixação do componente com 25 Nm.
  • Retire o filme plástico que veda as mangueiras apenas no momento da reinstalação para evitar ao máximo o contato com a umidade do ar. Devido ao posicionamento das mangueiras, reinstale primeiramente a mangueira de alta pressão (descarga) e depois a de baixa pressão. Os parafusos de fixação da conexão das mangueiras possuem torque de aperto de 25 Nm.
  • Após a correta instalação de qualquer componente do ar condicionado que tenha sido trocado é obrigatório fazer o procedimento de vácuo com equipamento adequado para tirar a umidade do sistema. O tempo mínimo de execução é de 40 minutos.
  • Em seguida, dê a carga correta de inserção de fluido refrigerante R134A no sistema. Neste caso, a carga para este modelo de veículo deve ser de 0,450kg. A máquina recicladora repõe ao veículo o mesmo fluido refrigerante já reciclado que foi retirado no início do procedimento.

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