Aquaplanagem é a perda de contato do veículo com o solo devido à existência de uma camada de água debaixo do pneu. Esta experiência ocorre quando o carro passa pelo asfalto molhado e parece deslizar, dando ao motorista a impressão de perda de controle. Para evitar aquaplanagem, selecionamos dicas e informações importantes para garantir a segurança no trânsito.

Como dirigir em situação de aquaplanagem

Para evitar aquaplanagem, o primeiro passo é controlar o susto e desacelerar o veículo, mantendo o volante na trajetória. Também é importante não acionar o freio bruscamente e não virar a direção rapidamente, pois isso pode fazer o carro rodar na pista.

Caso o veículo seja equipado com freios ABS, é possível acioná-los até o carro recuperar a aderência ao asfalto, permitindo que o motorista tenha tempo para retomar o controle de direção.

Dicas para evitar aquaplanagem

Algumas medidas de segurança podem ajudar os motoristas a evitar aquaplanagem. Para saber mais, confira as dicas e informações que selecionamos.

PNEUS

  • Confira o estado dos pneus e do estepe, pois se eles estiverem carecas a aderência ao asfalto será menor;
  • Mantenha os pneus calibrados e use a pressão indicada no Manual do Proprietário;
  • Use os quatro pneus com a mesma medida e desenho;
  • Faça o rodízio dos pneus a cada cinco mil quilômetros.

DIREÇÃO

  • Em dias de chuva forte, reduza a velocidade do carro em 30% do limite regulamentado para a via;
  • Sempre acione os freios antes de passar por uma poça d’água;
  • Quando os pneus retomarem o contato com o solo, gire levemente a direção para sentir que o veículo recuperou totalmente a aderência.

Anote essas dicas para evitar aquaplanagem e confira mais informações sobre o mundo automotivo em nosso blog.