Os pneus são essenciais para o bom funcionamento do veículo e a conservação desses itens tem relação direta com a manutenção preventiva do carro e com o modo como o motorista conduz. Por isso, é necessário estar atento a algumas práticas e dicas para prolongar a vida útil dos pneus.

Pensando nisso, selecionamos alguns cuidados que ajudam a manter os pneus em bom estado e aumentam sua durabilidade. Confira!

Dicas para prolongar a vida útil dos pneus

  • Calibragem

Para fazer a calibragem correta, é necessário saber quanto de pressão é adequado ao tipo de pneu do seu veículo. As especificações estão registradas no manual do proprietário.

Outro cuidado importante é fazer a calibragem quando os pneus estiverem frios, considerando a pressão adequada para a cidade e para a estrada.

  • Rodízio

O rodízio é uma das mais importantes dicas para prolongar a vida útil dos pneus. Esse processo tem a função de compensar a diferença de desgaste dos pneus, garantindo mais durabilidade, eficiência e estabilidade em curvas e freadas.

  • Limite de segurança

O limite de segurança (TWI) determina a profundidade dos sulcos do pneu em 1.6mm. Portanto, se está abaixo dessa medida o pneu é considerado careca e impossibilitado de rodar, podendo ser apreendido.

  • Suspensão

Para prolongar a vida útil dos pneus, um dos aspectos mais importantes é a manutenção do sistema de suspensão. Esse cuidado garante que os pneus novos não deteriorem mais rapidamente e afetem a segurança do veículo.

Portanto, as dicas para prolongar a vida útil dos pneus se referem também ao check up de amortecedores, molas, freios, rolamentos, eixos e rodas.

  • Balanceamento e alinhamento

O veículo desbalanceado e sem alinhamento sofre com perda de tração, estabilidade e desgaste acentuado de pneus. Por isso, depois de fazer o rodízio, colocar um pneu novo ou alcançar os 10 mil km rodados é ideal fazer o alinhamento e balanceamento do veículo.

 

Com essas dicas para prolongar a vida útil dos pneus você garante que seu veículo rode com mais segurança! Para mais informações sobre o mundo automotivo, acompanhe o blog da Bompreço Auto Peças e siga nosso perfil no Facebook.