Manter a revisão periódica do carro em dia é essencial para encarar tranquilamente as ruas e estradas e não sofrer com imprevistos. Para evitar possíveis problemas, é importante levar o veículo à oficina e fazer a checagem dos itens de acordo com o tempo indicado. Confira abaixo pontos fundamentais sobre a revisão e tire suas dúvidas.

O que é a revisão periódica do carro?

A revisão periódica do carro tem o objetivo de evitar a quebra de um componente, a parada total do veículo, assim como reduzir o risco de acidentes. Por isso, a revisão deve ser feita para antecipar problemas nos sistemas do veículo, além de deixa-lo em boas condições de uso.

Quando fazer a revisão do carro?

Normalmente, a revisão do carro deve ser feita a cada seis meses ou a cada 10 mil quilômetros, o que ocorrer primeiro. Porém, o prazo exato deve ser conferido no manual do proprietário do veículo.

Além desses prazos, é importante ficar atento às revisões obrigatórias, que são condição para que o automóvel não perca a garantia de fábrica.

Quais itens devem ser verificados na revisão periódica do carro?

Na concessionária, a revisão do carro é feita de acordo com um checklist de procedimentos que tem o objetivo de não deixar nada passar despercebido. Os testes são padronizados por cada montadora e devem ser realizados por todos os representantes da marca.

Quando a revisão é executada em oficinas, a ideia é também verificar todos os sistemas do carro. Isso significa que é fundamental revisar motor, embreagem, freios, câmbio, suspensão, fios e cabos elétricos, bateria, pneus, ar-condicionado entre outros.

Além da revisão desses componentes, alguns itens menos falados também merecem atenção. Para saber mais, confira alguns serviços extras e saiba quando é necessário fazer troca ou revisão.

  • Limpeza dos bicos ejetores

O filtro de combustível segura grande parte das impurezas, não sendo necessário fazer a limpeza dos bicos injetores antes dos 30 mil km, desde que o motorista use apenas combustível original.

  • Correção de cambagem

Normalmente, a cambagem só é necessária quando há colisão dianteira ou quando o carro cai em um grande buraco que force as rodas dianteiras na guia.

  • Cristalização ou espelhamento da pintura

O carro sai de fábrica com uma camada de verniz que dá brilho e protege a pintura. Por isso, esse procedimento não é necessário antes dos 20 mil quilômetros.

  • Descontaminação do motor

Não é necessária antes dos 30 mil quilômetros rodados, desde que o motorista faça a troca dos filtros de óleo, combustível e ar nos prazos indicados. Além disso, é fundamental usar apenas combustível original.

  • Aditivar o óleo do motor

Este tipo de limpeza só é necessária quando o motorista não fez a troca dos filtros no prazo certo ou houve algum tipo de contaminação.

Além dos cuidados com a revisão periódica do carro, lembre-se de procedimentos que devem ser feitos diariamente para checar o funcionamento do veículo. Algumas práticas são a calibragem correta dos pneus, verificação do nível do óleo do motor e testes dos faróis, setas, luzes de ré e de freio.

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