Mesmo mantendo a manutenção em dia, é possível que ocorram problemas elétricos no veículo. Essas panes podem acontecer durante a partida ou quando o carro está em movimento, obrigando a parada imediata. Sobre esse tema, explicamos abaixo as principais causas de panes elétricas e damos dicas para evitar esse problema.

Problemas elétricos no veículo: causas e sinais

Os problemas elétricos no veículo são causados pela ausência de manutenção da bateria e do alternador, além da sobrecarga do sistema, que normalmente é provocada pela instalação de peças que não são da montadora, como câmeras de ré, alarmes, vidros e travas automáticas.

O sinal mais comum de pane elétrica é a dificuldade para dar partida no automóvel, porém outros sintomas recorrentes são o mau funcionamento de rádio, painel e faróis.

Problemas elétricos no veículo: principais causas e soluções

  • Injeção eletrônica

Um dos principais problemas elétricos no veículo está no sistema de injeção eletrônica. Para identificar pane, basta verificar se o motor continua funcionando quando a luz está acesa: se a luz acendeu e o carro morreu, é sinal de que o sistema elétrico está com defeito.

Nesse caso, é necessário levar o carro na concessionária ou em sua oficina de confiança.

  • Bateria

Quando a luz da bateria acende no painel, o defeito pode ser nela ou no alternador, que pode estar quebrado ou com falhas. Para solucionar esse problema, basta recarregar ou substituir a bateria.

  • Alternador

O alternador tem a função de transformar a energia mecânica em energia elétrica para carregar a bateria. Quando isso não ocorre, é sinal de problemas elétricos no veículo. Os sintomas são parecidos com os de pane na bateria, porém é possível vê-los com o carro em movimento: as luzes vão diminuindo e o motor falha.

A dica é levar o carro à oficina para que o mecânico possa avaliar se é preciso trocar a peça inteira ou se o defeito está em algum componente específico.

  • Correia do alternador

A correia do alternado pode ressecar, gerando pequenas rupturas que podem fazer a peça se partir e causar pane elétrica. Para evitar esse problema, a recomendação é ficar atento a alguns sinais, como a bomba d´água para de funcionar, a bateria não carregar e a direção hidráulica e o ar condicionado pararem de funcionar.

Mantenha a revisão desses itens em dia e garanta o funcionamento adequado de seu carro. Para mais informações e dicas sobre o mundo automotivo, fique de olho no blog da Bompreço Auto Peças e acompanhe as postagens em nosso Facebook.