A variedade de modelos de carros está cada vez maior e, com isso, a variedade de motores também. Eles podem variar de 8V até 24V, porém os mais conhecidos são os motores 8V e 16V. Pensando nisso, explicamos a seguir algumas diferenças básicas entre esses dois motores. Confira!

O que é o V nos motores 8V e 16V?

A letra V presente no motores 8V e 16V representa a palavra válvula. As válvulas são necessárias para a combustão interna, sendo no mínimo duas válvulas por cilindro, a de escape e a de admissão, que permitem a entrada e saída da mistura do ar no cilindro.

Características dos motores 8V e 16V

Os motores 8v, considerados os mais comuns do mercado nacional, estão presentes na maioria dos carros de passeio. Nele, cada cilindro tem duas válvulas, que operam e fazem com que o carro fique mais ágil nas arrancadas e nas baixas rotações.

Já os motores com 16v, raros no mercado atual, estão presentes em alguns modelos esportivos. Em altas rotações eles têm potência elevada, porém em locais que exigem baixas velocidades e muitas paradas, o carro exige muitas trocas de marchas.

Diferenças entre motores 8V e 16V

  • Potência

Os motores 8V e 16V são muito bons, porém possuem funções diferentes. O motor com 8V possui maior potência em menores rotações, o que significa que em altas rotações ele fica com a potência menor. Enquanto o motor 16V tem maior potência em altas rotações, sendo muito indicado para o uso em rodovias.

  • Combustível

No caso dos motores 8V, é mais fácil economizar combustível devido às suas rotações na arrancada. Já nos motores de 16V, com baixas velocidades e muitas paradas, os gastos com combustível são mais altos.

  • Manutenção

A manutenção do 8V é bem menor. Nesse modelo, a mão de obra é mais barata e mais fácil, além do custo de peças para reposição ser menor e o sistema ser mais simples. Já a manutenção do 16V costuma ser mais cara, pois o sistema é mais complexo e o custo é maior.

Para saber mais sobre o mundo automotivo e receber mais dicas e informações como essas, continue de olho em nosso blog e acompanhe o Facebook da Bompreço Auto Peças.