Conhecer bem o seu carro é essencial para ter controle sobre a manutenção do veículo e saber melhor como agir em casos de emergência. Pensando nisso, hoje trouxemos as principais características dos sistemas do carro para que você entenda melhor o funcionamento do seu veículo.

Sistemas do carro: conheça os principais

  • Sistema de Suspensão

O sistema de suspensão tem a função de dar estabilidade ao veículo, por isso é essencial acompanhar o estado de conservação desse sistema e fazer as trocas de acordo com as indicações do manual do fabricante.

  • Sistema de Direção

O sistema de direção é responsável pela dirigibilidade do carro e pode ser hidráulico ou mecânico. Assim como os demais sistemas do carro, ele deve ser verificado periodicamente para garantir o funcionamento adequado das ações de direção.

  • Sistema de Iluminação

O sistema de iluminação é fundamental para a segurança dos motoristas, afinal ele é responsável por alertar, informar e aumentar a visibilidade na condução dos veículos.

Para garantir o funcionamento correto, a dica é checar todos os itens, como faróis, luz de freio e de ré, pisca alerta, luz de placa, lanternas.

  • Sistemas de Freios

Esses sistemas do carro devem estar sempre presentes, pois garantem a parada parcial ou total do veículo caso haja algum acidente, mantendo os ocupantes em segurança.

A dica é checar as pastilhas, discos e óleo do sistema de freios de acordo o manual e respeitar o prazo definido para as trocas e manutenções preventivas.

  • Sistemas de Alimentação, Ignição e Lubrificação

Esses sistemas do carro envolvem o motor e têm a função de transformar energia térmica em energia mecânica, garantindo a movimentação do carro.

Quer saber mais sobre os sistemas do carro e conferir novidades e informações sobre o mundo automotivo? Acompanhe nosso blog e fique de olho em nosso Facebook.