Com a chegada do verão, se tornam mais comuns os dias de chuva. Essa época, em muitas regiões brasileiras, reserva aos motoristas várias dificuldades nas estradas e vias urbanas. Para ajudar a aumentar sua segurança e evitar acidentes, preparamos algumas dicas de cuidados com o carro no período de chuva.

Cuidados com o carro no período de chuva

  • Cuidado ao estacionar

É comum que grandes chuvas venham acompanhadas de raios e quedas de árvores, além de granizo. Por isso, evite estacionar perto de árvores maiores e, se possível, estacione em áreas cobertas.

  • Atenção redobrada

No dia a dia é importante seguir algumas regras e conselhos básicos, porém nos períodos de chuva é essencial não ultrapassar a distância de segurança, reduzir a velocidade, redobrar o cuidado nas ultrapassagens e ficar atento à visibilidade.

Além disso, se a chuva estiver muito forte, uma dica essencial é parar no acostamento ou em algum lugar seguro e esperar até ser seguro colocar o carro novamente na estrada.

  • Seguro do carro

É fundamental manter o seguro do carro em dia e, se possível, incluir o atendimento específico para dias de chuva. Para motoristas com esse benefício, a seguradora oferece reboque e até um carro reserva.

  • Evite passar por áreas alagadas

Evite atravessar trechos alagados, pois a água pode entrar no motor e causar grandes prejuízos. Se precisar passar pela área, mantenha o carro na primeira ou na segunda marcha e mantenha a aceleração. Se o carro morrer, não tente ligar novamente. Nesse caso, o indicado é colocar no ponto morto e empurrar o veículo até um lugar seguro.

Itens que devem ser revisados no período de chuva

  • Limpadores

Esse item é essencial para garantir a visibilidade na pista. Por isso, fique atento a riscos de borracha no vidro e ao som feito pela peça e confira o vidro traseiro. Se notar algum desses indícios, troque o limpador.

  • Luzes

Um dos principais cuidados com o carro no período de chuva são as luzes de sinalização. Para evitar problemas, revise as lanternas, o pisca alerta e as setas de direção.

  • Pneus

Mantenha a revisão do carro em dia e verifique a profundidade dos sulcos dos pneus do carro. Se eles estiverem gastos, o contato com a água da chuva pode facilitar a ocorrência da aquaplanagem, pois a redução de atrito entre o asfalto e os pneus leva à perda do controle do carro.

  • Freios

Os freios têm a função de parar o carro em casos de emergência e por isso devem estar em boas condições. Verifique com frequência o fluido de freio e os demais componentes, como discos, cilindros etc. E fique atento: se perceber algum ruído ou demora ao frear pode ser sinal de que o freio precisa de manutenção.

  • Sistema de circulação de ar

Para evitar que o vidro fique embaçado nos dias de chuva, é preciso fazer a manutenção das entradas de ar e do sistema de ventilação. Essa medida permite que o problema de opacidade seja resolvido de forma mais rápida.

Para mais dicas do mundo automotivo e cuidados com o carro no período de chuva, acompanhe o blog da Bompreço Auto Peças.