Para aumentar a vida útil do motor, é essencial que o proprietário esteja atento aos sinais que o veículo dá e mantenha as revisões e manutenções em dia. Pensando nisso, selecionamos algumas práticas e dicas para o motor do carro durar mais e evitar gastos inesperados.

Revisões e cuidados básicos com o motor do carro

  • Troca do óleo e dos filtros

Além de facilitar o movimento interno das peças, o lubrificante tem a função de retirar do motor os fragmentos metálicos microscópicos gerados no contato entre as peças lubrificadas. Por isso, é preciso trocar o óleo dentro dos prazos definidos pelas montadoras e usar apenas produtos com as mesmas especificações.

Os filtros de óleo também devem ser trocados de acordo com os prazos estabelecidos pela fabricante, o que normalmente acontece no mesmo momento da troca do lubrificante. Já os de combustível e o de ar devem se trocados, em média, a cada 10 mil quilômetros ou de acordo com o que determina o Manual do Proprietário.

  • Gasolina aditivada

Essa gasolina é composta por aditivos que ajudam na limpeza interna das partes móveis do motor e nos bicos injetores. Dessa forma, uma das dicas para o motor do carro durar mais é usar a gasolina aditivada, pois isso garantirá que a queima de ar e combustível na câmara de combustão seja perfeita.

  • Água do radiador

O nível correto da água do radiador é outro cuidado fundamental para o bom funcionamento e maior durabilidade do motor. Por isso, fique de olho: o nível no reservatório deve ser verificado com o motor frio e ficar sempre entre o mínimo e o máximo, evitando o superaquecimento.

  • Faça a manutenção preventiva

Fique de olho nas recomendações do Manual do Proprietário para saber o intervalo adequado de cada manutenção e quais itens devem ser checados conforme a quilometragem do carro.

Dicas para o motor do carro durar mais: saiba quais práticas seguir no dia a dia

  • Troca de marchas

Embora seja simples, uma das melhores dicas para o motor do carro durar mais é fazer a troca de marchas corretamente. Isso significa fazer as trocas suavemente, sem esticar na hora de cambiar.

  • Aceleração

Aceleradas desnecessárias aumentam o gasto de combustível e desgastam o motor.  Por isso, a dica é não ficar acelerando quando estiver parado, não acelerar na hora da partida e nem quando for desligar o motor.

  • Amaciamento

Todo carro novo precisa passar por um período de amaciamento. Para garantir que esse processo seja feito de forma correta, espere cerca de cinco minutos para o carro aquecer nos primeiros 1 mil quilômetros.

Além disso, evite passar da velocidade recomendada pela montadora até alcançar os 3 mil quilômetros, acelere com cuidado e não passe das 5.000 rotações por minuto.

  • Peso excessivo

Todo peso adicional exige mais força do motor, o que resulta na diminuição da vida útil. Por isso, tire do porta-malas, porta-luvas e outros bolsos tudo o que não é necessário e garanta a melhor desempenho do veículo.

Com essas dicas para o motor do carro durar mais você garante o funcionamento correto do veículo e evita surpresas desagradáveis. Para mais informações sobre o mundo automotivo, acompanhe nosso blog e siga nosso perfil no Facebook.