Qualificação profissional nunca é excessiva, principalmente em um mercado tão competitivo e com cada vez mais empresas concorrendo por uma fatia como é o de oficinas mecânicas. É por isso que, no artigo de hoje, separamos 5 cursos que todo mecânico deve fazer.

Um ponto interessante é que existem muitos cursos que podem ser realizados pela internet e de forma gratuita. Isso é importante para que você possa acessá-los de acordo com sua rotina e assim faça uma boa administração do seu tempo.

Inclusive, nós já falamos sobre a importância da capacitação do mecânico no artigo “Salário do Mecânico: Vamos Falar Sobre a Valorização deste Profissional?”

Você também vai perceber que os conhecimentos que destacam um bom profissional vão além do conhecimento técnico em mecânica. O mundo está interligado por uma rede de conhecimento que abrange campos diversificados, então é normal que seu projeto de estudos também siga esta linha.

O conhecimento interdisciplinar é essencial para qualquer profissional ter a capacidade de resolver ainda mais problemas. Alguns deles são bem difíceis de enxergar e você pode estar os tratando da forma errada neste momento mesmo.

Os 5 cursos que todo mecânico deve fazer

Então conheça a partir de agora os 5 cursos que recomendamos que todo mecânico deve fazer para se destacar no mercado:

1 – Desenvolvimento pessoal

Cursos nessa área são pontos de partida para evoluir como ser humano e isso é refletido na postura profissional de quem os realiza.

Existem pontos importantes nessa área para ajudar no desenvolvimento mental e estimular a produtividade e até mesmo fazer seu dinheiro render mais.

Cursos de inteligência financeira, disciplina, oratória e combate à ansiedade estão entre os mais indicados quando falamos de desenvolvimento pessoal.

Você pode encontrar boas opções de cursos online de desenvolvimento pessoal na Fundação Bradesco, como o curso de Organização Pessoal e o de Finanças Pessoais, por exemplo.

2 – Inteligência Empresarial

Mesmo que você ainda não tenha uma empresa própria, é interessante que invista em adquirir conhecimentos nessa área para evoluir dentro da instituição em que trabalha e se tornar uma peça-chave. Além, é claro, de ficar preparado para assumir seu próprio negócio caso possua o interesse.

Alguns temas deveriam ser parte do treinamento de todo profissional, tanto no curso de mecânica quanto ao entrar na empresa, mas sabemos que a realidade não é essa.

Mas você pode encontrar cursos online bem interessantes para te ajudar neste quesito, como o de Atendimento ao Cliente, da Prime Cursos e o Liderança: Como Desenvolver Times de Alta Performance, do Sebrae.

3 – Curso de Idiomas

Um dos cursos que recomendamos é o de idiomas, principalmente o inglês. Isso é importante para expandir o universo de estudos e acesso a informação ao qual o mecânico terá alcance, principalmente por causa da inovação em tecnologia que os carros vêm trazendo e que apresentam poucas informações em português. Um inglês básico ajuda muito a se destacar no mercado!

Uma boa opção para começar a evoluir no inglês é o Curso de Inglês Básico da Prime Cursos. Também vale a pena usar o YouTube para te auxiliar nessa hora. Canais como o Mais Língua Concept podem ser bem úteis na hora de estudar inglês.

4 – Engenharia Mecânica

Caso seu interesse de carreira realmente seja a mecânica, não existe motivo para não se aprofundar mais no assunto academicamente. Estudar a nível de curso superior faz muito bem para o currículo e o mercado passará a te ver com outros olhos, aumentando exponencialmente a quantidade de vagas e salário oferecidos.

Infelizmente, não é tão simples assim encontrar um curso EAD (ensino a distância) gratuito para seguir a carreira de engenheiro mecânico, mas as faculdades estão sempre abertas a conceder bolsas. Mas vale lembrar que o impacto de um curso superior na sua carreira faz o investimento valer a pena.

Você pode conferir um pouco mais sobre a experiência do estudo de Engenharia Mecânica à distância e algumas opções de faculdades bem avaliadas pelo MEC clicando aqui.

5 – Empreendedorismo

É claro que, depois de se qualificar tanto, você vai precisar saber mais um pouco sobre como gerenciar sua carreira. Como mencionamos no segundo tópico, mesmo que sua ambição agora não seja construir uma empresa, nada impede que esta vontade apareça no futuro.

Além disso, aprender a empreender também fará com que você administre melhor a sua vida profissional, seja como pessoa física ou jurídica, fazendo com que você tenha uma orientação a mais na hora de tomar as decisões corretas, identificar os locais mais organizados e mais de acordo com suas necessidades. Enfim, você enxergará sua vida profissional com outros olhos!

O Sebrae oferece um curso que vai de acordo com isso que dissemos, chamado Aprender a Empreender. Você pode conferir o curso online clicando aqui.

Além dos 5 cursos que todo mecânico deveria fazer que indicamos, é bom ficar de olho nos nossos parceiros da Nakata que estão construindo uma seção de cursos EAD voltados para mecânicos. Você já pode encontrar lá o curso de Amortecedores, feito em vídeo aulas muito bem explicadas para aumentar seu conhecimento nessa área.

Você pode conferir o Curso de Amortecedores da Nakata clicando aqui. Fique de olho para as próximas opções que eles trarão no futuro. Eles também fizeram um artigo sobre cursos bem legal que a gente até usou como referência.

Mas não se limite apenas a estes cursos!

A quantidade de cursos que te auxiliarão a ser um profissional melhor é colossal e você não precisa se limitar só aos que indicamos. Vale a pesquisa do que mais pode expandir seu olhar sobre a sua carreira porque conhecimento nunca é demais!

Você também pode utilizar nosso blog e seus artigos selecionados a dedo para complementar ainda mais este conhecimento. Estamos sempre atualizando nossos materiais e ouvindo a comunidade para falar de assuntos que possam interessar a todos.

Nosso ebook “Você tem o perfil de um bom mecânico?” também será uma ótima contribuição para essa sua jornada de ganho de conhecimento e evolução mental. Com ele você vai conseguir acessar boas informações sobre o mercado e também aprender a se autoavaliar.

Vale mencionar também que possuímos um canal no YouTube que reúne conteúdos audiovisuais para detalhar ainda mais os temas que trabalhamos aqui na Bompreço.

Você já conhece nosso canal? Para acessar, é só clicar aqui e conferir tudo que temos preparado por lá.

Agora que você tem um monte de canais de conteúdo dos mais diversos formatos para explorar, é hora de pegar seu papel e caneta para começar a estudar todos os dias e nunca deixar de se atualizar e expandir os conhecimentos.

Você vai notar com o tempo que expandir os conhecimentos resulta em expandir as oportunidades e conquistar cada dia mais sucesso e satisfação profissional. Destacar-se no mercado e se mostrar um profissional de valor é algo que depende só de você e do seu esforço, então não economize na hora de buscar novas informações que sejam úteis para essa sua jornada.

Esta nova gama de conhecimentos fará com que o empregador e clientes vejam ainda mais valor no seu trabalho, que é algo que citamos no artigo “Mecânico – Dicas Para Ganhar Mais na Profissão”.

Esperamos que estas dicas tenham sido interessantes para você. Continue de olho no nosso blog e nas nossas redes sociais para mais conteúdos como este.

A partir de agora, estamos investindo em conteúdos cada vez mais educativos para nosso Facebook e Instagram. Você já vai começar a aprender só de nos seguir!

Para qualquer dúvida, fale com nossa equipe pelo Fale Conosco ou entre em contato pelo WhatsApp.