A vela de ignição é um componente fundamental para o bom funcionamento do motor, pois está diretamente ligada ao consumo de combustível, rendimento do motor e liberação de gases poluentes. Por isso, criamos uma lista com os principais defeitos nas velas de ignição e quais sinais merecem atenção.

Principais defeitos nas velas de ignição

  • Desgaste natural

Um dos defeitos nas velas de ignição é o desgaste natural, que acontece mesmo quando o equipamento é utilizado corretamente devido à alta temperatura e tensão de trabalho.

Este desgaste provoca a erosão do eletrodo central e lateral, dificultando a formação da centelha e apresenta como sintomas falha na ignição, perda de potência, dificuldade na partida e falhas na aceleração.

  • Resíduo de chumbo

Esse problema tem influência do combustível e é detectado por meio do surgimento de manchas amareladas no isolamento do eletrodo central. Como o chumbo tende a se tornar condutor quando submetido a altas temperaturas, há prejuízo ao funcionamento da vela.

O principal sintoma dessa situação são falhas em alta rotação devido à alta temperatura da câmara de combustão.

  • Carbonização seca ou fuliginosa

Este problema pode ser causado por filtro de ar sujo, ponto de ignição atrasado, combustível de má qualidade, vela de ignição incorreta e excesso de combustível. Os sintomas desse problema são dificuldade na partida a frio e falhas no motor em marcha lenta.

  • Desgaste excessivo dos eletrodos

Este problema normalmente é causado pelo uso de combustíveis ou óleos adulterados, com presença de aditivos corrosivos em sua composição.

Os defeitos nas velas de ignição causados pelo desgaste dos eletrodos apresentam como sintomas falhas na aceleração e dificuldade na partida.

  • Superaquecimento

A causa mais comum para este problema é o uso de velas de ignição incorretas, o que faz com que a temperatura da câmara de combustão fique extremamente elevada. Com isso, a combustão passa a ocorrer por incandescência.

Os sintomas desse problema são falhas no motor, perda de potência, ignição por incandescência e possíveis danos por superaquecimento.

  • Impurezas

A principal característica desse problema é a presença de uma crosta cinza na base do isolador e eletrodo lateral. Sua causa normalmente está ligada à presença de aditivos no óleo lubrificante e combustível de má qualidade ou adulterados.

Os sintomas apresentados são falhas no motor, perda de potência, ignição por incandescência e possíveis danos por superaquecimento.

  • Eletrodos central e lateral fundidos

Um dos defeitos nas velas de ignição são os eletrodos central e lateral fundidos. Este problema ocorre exclusivamente pela alta temperatura na câmara de combustão e é provocado por uso de vela de ignição incorreta e combustíveis adulterados.

Os sintomas são falhas no motor, perda de potência e danos ao motor.

  • Base do isolamento quebrado

Esse problema acontece devido ao uso de ferramentas inadequadas para regular a folga entre o eletrodo central e o eletrodo lateral. Neste caso, a centelha acontece entre o eletrodo central e a carcaça da vela de ignição.

Os sintomas desse defeito são falhas no motor e problemas na partida.

Dicas para evitar defeitos nas velas de ignição

Muitos defeitos nas velas de ignição são causados por combustível adulterado e aplicação incorreta das velas. Por isso, é importante seguir algumas dicas para evitar problemas:

  1. Certifique-se da qualidade do combustível colocado no carro
  2. Tenha um mecânico de confiança para substituir as velas do seu automóvel
  3. Antes de fazer a troca, sempre confira no catalogo de aplicações ou no manual do proprietário qual o modelo de vela de ignição indicado.

Para mais dicas e informações sobre o mundo automotivo, continue de olho em nosso blog e acompanhe o Facebook da Bompreço Auto Peças.