Sempre falamos da importância de fazer a revisão completa do carro antes de pegar a estrada. Porém pouco se fala da manutenção após viagem para checar as condições do veículo. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas importantes e listamos os principais itens que precisam ser checados.

Importância da manutenção após viagem

A manutenção após viagem é fundamental para avaliar os itens que sofrem maior desgaste depois de rodar muitos quilômetros. Além disso, ela ajuda a tomar alguns cuidados que evitam problemas maiores ao voltar para a rotina.

Itens para revisão após viagem

  • Limpeza

A poeira das estradas de asfalto e de terra e a areia das praias pode gerar o acúmulo de sujeira dentro e fora do carro. Por isso, a primeira dica de manutenção após viagem é fazer a lavagem completa por fora e realizar a higienização das partes internas.

Além disso, é importante verificar se há sujeiras escondidas nos para-lamas, freios, borrachas das portas e na região do motor.

  • Pneus

A rodagem na estrada pode causar pequenos furos ou rasgos imperceptíveis durante o trajeto. Por isso, após chegar de viagem é fundamental verificar o estado do pneu e procurar por calombos ou saliências.

Caso note algum desses defeitos, a recomendação é trocar por um pneu novo.

  • Alinhamento e balanceamento

Cheque o alinhamento e balanceamento das rodas, pois sua regulagem pode ficar comprometida dependo da situação de conservação das estradas.

  • Fluidos

Outra dica de manutenção após viagem é verificar o nível de todos os fluídos, como óleo do motor, do câmbio, do freio, direção hidráulica, água e líquido de arrefecimento e nível da água do reservatório dos limpadores dos vidros.

  • Sistema elétrico

Após a viagem, é indicado verificar a parte elétrica do veículo, especialmente se o carro tiver ficado exposto à maresia, que pode oxidar os circuitos.

Além disso, confira também os filtros de ar e o sistema de ventilação do veículo.

Compre peças e acessórios para seu carro com quem é referência no assunto. A Bompreço Auto Peças possui grande estoque com as melhores marcas do mercado e condições especiais de pagamento. Para mais dicas e informações sobre o mundo automotivo, fique de olho em nosso blog e na página do Facebook.