Chuva, sol, vento e batidas são alguns elementos que prejudicam a aparência do veículo e podem levar à perda do brilho com o passar do tempo. Para evitar a desvalorização do veículo, selecionamos alguns serviços oferecidos por oficinas e lava-rápidos, além de dicas e cuidados com a pintura do carro. Confira!

Qual tipo de pintura dura mais: sólida, metálica ou perolizada?

A pintura original de um carro é feita em duas camadas, sendo que a primeira dá a cor e a segunda é o verniz, que garante durabilidade e é o mesmo para os três tipos de pintura.

A diferença entre elas está na composição e no valor que isso implica. A pintura sólida é mais barata porque utiliza uma tecnologia mais simples. A metálica recebe flocos de alumínio em sua composição que refletem luz para deixa-la mais brilhante. Já a perolizada leva partículas de alumínio que provocam mudança de tonalidade de acordo com o ponto de visto do observador.

Portanto, os três tipos têm a mesma durabilidade, basta seguir alguns cuidados com a pintura do carro para mantê-lo sempre novo.

Cuidados com a pintura do carro

Para manter a aparência do veículo, é necessário adotar cuidados com a pintura do carro. Confira as práticas que merecem atenção no dia a dia:

  • Lavagem à sombra

Para manter o carro limpo e a pintura brilhando, é preciso fazer a lavagem à sombra e com o automóvel frio. A frequência varia de uma vez por semana a uma vez por mês, dependendo dos locais por onde passa e do estado que o carro fica.

A água usada para a lavagem do carro deve estar sob pressão moderada e o ideal é usar sabão neutro ou próprio para carros, sem metacil, que é um detergente rosa extremamente abrasivo para a lataria.

  • Danos

Riscos e amassados devem ser consertados rapidamente, pois isso evita a oxidação da lataria e impede que o carro fique com a aparência enferrujada.

Em caso de danos leves, os reparos podem ser feitos com martelinho de ouro, pintura ou polimento. Já os casos mais graves precisam dos serviços realizados em funilarias.

  • Conservação do carro

Quando não estiver usando o carro, a dica é deixá-lo em uma garagem coberta e verificar se há espaço suficiente para abrir as portas com segurança, evitando amassados e riscos.

Caso seja necessário deixar o carro em local descoberto, procure um local com sombra, pois os raios ultravioletas do sol são capazes de penetrar nos microporos da pintura do veículo e prejudicar a cor.

Para mais dicas sobre o mundo automotivo, acompanhe o blog da Bompreço Auto Peças e fique de olho em nosso Facebook.