Combustível cada vez mais caro

Com o alto preço da gasolina e etanol, muitos motoristas estão procurando mais maneiras eficientes de economizar combustível, deixando a economia perceptível no final do mês. Pensando nisso, a Bom Preço separou algumas dicas espertas para você economizar combustível cada vez mais. Não adianta querer um milagre, a maioria das dicas requerem mudança de hábitos e direção da forma correta.

Dicas práticas para a economizar combustível

Aceleração: Não há a necessidade de pisar de forma brusca no pedal. Aceleradas repentinas também devem ser evitadas. Muitas pessoas acreditam que é necessário “esquentar” o carro de manhã, e por isso ficam acelerando na garagem antes de sair de casa, porém nos modelos com injeção este é um procedimento desnecessário e só servirá para gastar mais combustível. Também não é recomendado acelerar o carro antes de desligá-lo.

Controle os gastos: Nem sempre procurar o posto com o valor mais baixo pode compensar. Em alguns casos o que seria economizado é gasto em todo o trajeto. Outra dica importante é realizar um controle do consumo do carro. Sempre anote a quilometragem antes de abastecer, assim você sempre saberá quanto o carro está fazendo por litro e poderá perceber se ocorrer uma variação muito grande do consumo, detectando possíveis problemas.

De olho no peso:  As informações de porcentagem divergem, enquanto uns dizem que 40 quilos de excesso podem aumentar o consumo em até 2%, outros dizem que a cada 50 quilos o consumo aumenta 1%. O que realmente importa é o consenso de que o carro mais pesado gasta mais combustível, sim! A diferença pode parecer pequena, mas pode ser grande quando chegar o fim do mês. Não esqueça de procurar no manual do veículo qual o peso recomendado de transporte.

Pneus calibrados: Não esqueça de calibrar o carro periodicamente, pelo menos duas vezes por mês. O pneu murcho pode aumentar e muito o gasto de combustível. E não pense que deixar o pneu com a pressão acima do recomendado pode ser um jeito de adiar a calibragem, este procedimento só vai prejudicar a vida útil do pneu, podendo até estragar peças mais caras.

Essas foram algumas dicas para economizar combustível selecionadas especialmente pela Bompreço para você. Fique de olho no nosso blog que toda semana tem novidade sendo postada. Tem mais alguma dica? Deixe nos comentários!

Problemas mecânicos também podem prejudicar o desempenho do carro. Faça uma revisão e garanta as melhores peças na Bompreço. Faça agora mesmo um orçamento.