O que é a manutenção do trator?

A manutenção é um conjunto de procedimentos realizados com o propósito de prolongar a vida útil de um do trator, mantê-lo disponível para o trabalho, em perfeitas condições de funcionamento e, consequentemente, reduzir o custo operacional.

O conhecimento dos componentes e sistemas do trator e sua manutenção permitirão ao operador executar as diversas tarefas e operações agrícolas, tornando-o apto a exercer sua função de forma correta e segura.

Para a pessoa que se responsabiliza pela manutenção do trator, é importante observar alguns cuidados gerais a fim de diminuir riscos de acidentes e adequar a postura para evitar dores, principalmente nas costas, ombros, punhos e pescoço.

Cuidados na hora de fazer a manutenção do trator

Não faça manutenção da máquina com o motor em funcionamento.

  • Não se esqueça de utilizar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) específicos para cada atividade a ser realizada.
  • Não utilize elevadores hidráulicos para trabalhar embaixo do trator. Use calços reforçados para suportar o peso da máquina.
  • Nunca faça reparos nas mangueiras ou conexões do sistema hidráulico com o motor do trator aquecido.
  • Espere o motor esfriar para remover a tampa do radiador.
  • Nunca abasteça a máquina com combustível sob condições perigosas, como fumar e utilizar celular.
  • Nunca faça uma atividade com equipamentos danificados ou sem segurança.

Agora você já sabe tem algumas dicas para fazer a manutenção de um trator. Precisando de peças? Contate a Bompreço e solicite agora mesmo um orçamento online. Fique de olho no nosso blog, toda semana tem novidade e dicas sobre o mundo automotivo.