Encontrar um bom mecânico pode ser uma tarefa bem difícil e por isso grande parte das pessoas opta por ir em profissionais indicados por parentes ou amigos. Mas e se eles não conhecem alguém perto de onde você mora ou trabalha? Fique tranquilo, é possível seguir algumas regras para encontrar seu mecânico de confiança e deixar seu carro em boas mãos.

Veja as dicas que a Bompreço separou para te ajudar nessa tarefa:

ATENDIMENTO

O primeiro contato, por telefone ou pessoalmente, pode dar algumas pistas. O indicado é que a oficina tenha recepcionista que diga o nome do lugar e se identifique ao receber a ligação. Além disso, a oficina também deve ter recepção, tanto para veículos como para pessoas.

PESSOAL

É muito importante prestar atenção nos funcionários. Numa boa oficina, os mecânicos devem ser atenciosos e educados, além de estar uniformizados. Porém, mais do que a aparência, a dica é conversar com o atendente ou mecânico para ver se ele é claro e objetivo e a boa impressão se sustenta.

CHECK LIST

Oficinas com boas práticas devem fazer um check list descrevendo de forma minuciosa o estado em que o veículo chegou. Caso resolva pedir um orçamento, deve ser feita a descrição exata do serviço a ser realizado, com preço de mão de obra e das peças que serão trocadas.

AMBIENTE

Oficinas não podem ser muito sujas. Ainda que o piso e a parede não sejam brancos, um ambiente limpo é bom sinal. Afinal, se cuidam bem do próprio local de trabalho, vão se importar em cuidar bem do seu carro.

ORGANIZAÇÃO

Os equipamentos eletrônicos de teste e as ferramentas devem ficar em locais específicos e de forma organizada.

PROCESSO

Em serviços de funilaria, é aconselhável fugir de oficinas que ainda utilizam água no processo de lixamento da chapa. Quanto às oficinas mecânicas, o cliente deve se certificar de que o estabelecimento disponha de aparelhagem moderna para detecção de falhas na eletrônica.

Fonte: Quatro Rodas