Para aumentar a vida útil do motor do carro, é fundamental seguir a rotina de manutenção e adotar cuidados que evitem gastos desnecessários a médio e longo prazo. Para te ajudar, listamos a seguir algumas práticas importantes para manter essa peça nova por mais tempo. Confira!

Dicas para aumentar a vida útil do motor

  • Vá devagar nos primeiros quilômetros

Ao dirigir carros que acabaram de sair da concessionária, a recomendação é manter a rotação baixa nos primeiros 1.000 quilômetros. Para isso, antecipe as trocas de marcha, varie a velocidade e faça acelerações progressivas.

Outra dica para os primeiros 1.000 e 1.500 km é dirigir com suavidade e manter-se fora das rodovias.

  • Não aqueça o motor antes de começar a rodar

Ao sair pela manhã ou pegar o carro frio, ligue o motor, coloque o cinto e verifique os ajustes do assento e espelhos. O tempo gasto nessa rotina é suficiente para que o carro esteja pronto para começar a rodar.

Além disso, dirija com suavidade até que o motor atinja a temperatura ideal de funcionamento.

  • Evite acelerações bruscas

Acelerar bruscamente é uma prática extremamente prejudicial ao automóvel. Por isso, um dos cuidados para aumentar a vida útil do motor é acelerar com suavidade, evitando aumentar a temperatura do conjunto e sobrecarregar o sistema de arrefecimento, juntas e correias.

  • Evite carregar peso excessivo

Carregar peso adicional exige mais força do motor, por isso uma dica importante é tirar do porta-malas, do porta-luvas e dos outros bolsos no interior tudo que não é essencial.

  • Faça a troca de marchas corretamente

Rotações elevadas aumentam o consumo e ruído, reduzindo a vida útil do motor. Para evitar esse problema, a recomendação é usar a marcha ideal para a velocidade em que está, considerar a inclinação da pista e descer engrenando na mesma marcha que usaria para subir a via.

  • Coloque seu carro na estrada

Depois dos primeiros 1.500 km, a dica é usar o carro para viajar. A dica é andar em velocidade constante, variar acelerações e rodar com o giro mais alto. Essas práticas ajudam a livrar a câmara interna e o sistema de exaustão de fuligem e outros contaminantes.

Para mais dicas e informações sobre o mundo automotivo, acompanhe o blog e fique de olho no nosso Facebook.